Exportações de carne de frango e outros subprodutos do Brasil é suspensa em 17 países
Sem novos casos da doença no país, governo pede o fim das restrições aos parceiros internacionais
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta terça-feira, que 17 países retiraram as restrições à importação de carne de frango e outros subprodutos de aves do Brasil.
Leia também
• Tomate registra queda de preço pelo 2º mês consecutivo em maio, aponta Prohort da Conab
• Suinocultores do Agreste apostam em práticas sustentáveis para aumentar produtividade
A volta dos parceiros comerciais se deve ao fato de o governo brasileiro ter declarado oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), na última quarta-feira, que o país está livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
De acordo com a pasta, Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã suspenderam o embargo aos produtos brasileiros.
Em maio, foi registrado o primeiro foco de gripe aviária no país, em uma granja comercial em Montenegro (RS). Desde a total desinfecção do estabelecimento até 28 dias depois, não foi registrado mais nenhum novo caso da doença em aves que seriam comercializadas. Algumas suspeitas foram descartadas e as confirmadas ocorreram em animais silvestres ou de subsistência.
"O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível", destacou o órgão.
Mercados de destino importantes para as exportações de carne de frango do Brasil, como China e União Europeia continuam fechados para todo o país. Outros, como Arábia Saudita, Rússia e Coreia do Sul, restringiram o embargo ao Rio Grande do Sul. E três países limitaram a medida ao município gaúcho de Montenegro.
Veja como está a situação atual das restrições às exportações brasileiras:
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil
Albânia
Argentina
Canadá
Chile
China
Filipinas
Índia
Macedônia do Norte
Malásia
Mauritânia
Paquistão
Peru
Timor-Leste
União Europeia
Uruguai.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul
África do Sul
Angola
Arábia Saudita
Armênia
Bahrein
Bielorrússia
Cazaquistão
Coreia do Sul
Cuba
Kuwait
México
Namíbia
Omã
Quirguistão
Reino Unido
Rússia
Tajiquistão
Turquia
Ucrânia.
Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS)
Catar
Emirados Árabes Unidos
Jordânia.

