Fab Lab Recife inaugura novo espaço focando no desenvolvimento urbano
O local abriga várias áreas para inovação, incluindo impressoras 3D e cortadoras a laser
Foi inaugurado na última quinta-feira (18) o novo espaço do Fab Lab Recife, empresa de design e inovação dedicada à criação de soluções para a cidade. Situado na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, Fab Lab entra em uma nova fase, focando em soluções para o cotidiano do recifense e na melhoria do convívio urbano.
O local abriga várias áreas para inovação, incluindo impressoras 3D, cortadoras a laser entre outros equipamentos à disposição dos makers. “A ideia é tratar de problemas reais, e por isso juntamos todos os agentes que possam proporcionar isso, como prefeituras, universidades e escolas”, comenta uma das sócias do Fab Lab, Cris Lacerda.
O Fab Lab possui parcerias com a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco. O consórcio formado pelas instituições, inclusive, esteve recentemente em Amsterdã, na Holanda, para a inclusão do Fab Lab Recife na rede mundial Fab Lab, que conta também com cidades como Boston, Paris, entre outras. “Nós queremos não somente beber na fonte, mas num futuro próximo mostrar até para Paris algumas soluções que possam ser utilizadas no meio urbano”, explica um dos sócios, Edgar Andrade.
Uma das parcerias que poderá acontecer recentemente é na própria Rua da Moeda. De acordo com Edgar, a Prefeitura do Recife estuda um projeto de pedestrianização do local, inserindo equipamentos como parklets (já existentes em lugares como o Parque da Jaqueira), brinquedos entre outros.
Leia também
Fab Lab Recife terá novo espaço
Fab Lab cria novo conceito de produção
Fab Lab Recife realiza Virada Maker com palestras e oficinas
Porto Digital possui 900 vagas de emprego
Novo patrocinador
O local também recebeu recentemente um incentivo da Petrobras, que irá promover um “Canal Maker”, com conteúdo de inovação e de manuseio das ferramentas para materialização dos produtos. Também serã o realizados 30 encontros Open Day para prototipac¸a~o de projetos; 12 oficinas ba´sicas de fabricac¸a~o digital (como as de impressa~o 3D e corte a laser); 10 Fab Talks, bate-papos sobre temas diversos do universo maker e de inovac¸a~o; 30 Fab Role^, visitas guiadas ao Fab Lab Recife; 03 Oficinas Petrobras de Prototyping Sprint de inovac¸a~o e desenvolvimento de produtos; 06 oficinas Fab Kids, 03 Fab Nights, que são happy hour com bate-papos maker. “Temos vários programas que propiciam a educação de novos makers, sempre com esse pensamento para a cidade”, diz a estrategista de operações do Fab Lab Recife, Mariana da Mata.
A abertura do novo espaço teve também o Fab Talk, com a palestra do engenheiro especializado em planejamento urbano e economia do setor público, Claudio Marinho, que também é ex-secretário de Planejamento e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, além de ser um dos fundadores do Porto Digital.
O laboratório funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. Para uso das máquinas, as quartas-feiras são exclusivas aos fabbers (associados), e às sextas-feiras acontecem os Open Days. Neste segundo, é possível o público ter acesso aos equipamentos, desenvolvendo os projetos no mesmo legal.
Fora dessas janelas, para agendamento personalizado de uso de máquina, a pessoa pode mandar um e-mail para o [email protected] ou telefonar e checar com a equipe a disponibilidade do dia/horário do equipamento. Para detalhes e preços, é só clicar aqui.

