Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Figital: Empresas fazem do Natal primeiro grande teste para o modelo de vendas do futuro

Varejistas investem em tecnologia, logística e treinamento para garantir compras a qualquer hora e em qualquer lugar

Centro de Distribuição da Amazon no CaboCentro de Distribuição da Amazon no Cabo - Foto: Divulgação

Você prefere fazer compras na loja ou na internet? Para as empresas, essa diferença é cada vez menor. E esse Natal foi o primeiro grande teste do modelo figital, que mistura vendas digitais e físicas.

Depois de quase dois anos de pandemia, o consumidor volta a frequentar lojas, mas não abre mão da comodidade das vendas na web.

Muitas vezes a compra no shopping é  uma forma de conhecer melhor o produto e tirar dúvidas.
 

Para garantir as vendas, a saída para as empresas foi investir em comodidade: compra na internet com retirada na loja é um exemplo.

Mas há também quem prefira escolher o produto na prateleira e pedir entrega grátis sem frete. E há quem use o WhatsApp para comprar a lembrancinha de última hora.

O que para o consumidor parece muito simples, para as empresas exigiu uma verdadeira operação de guerra para garantir que não faltasse produto em todos os pontos de venda, com investimentos em tecnologia, logística e treinamento.

Mas em tempo de orçamento curto e inflação de dois dígitos, comodidade ajuda, mas não resolve integralmente o problema. O jeito foi facilitar o pagamento.

Veja também

Newsletter