Francisco Saboya deixará presidência do Porto Digital
Saboya fica no cargo até o dia 30 de outubro deste ano, "período suficiente para uma transição responsável", segundo nota publicada por ele nas redes sociais
O economista Francisco Saboya anunciou, nesta terça (14), que irá deixar a Presidência Executiva do Porto Digital após 11 anos. Saboya ficará no cargo até o dia 30 de outubro deste ano, "período suficiente para uma transição responsável", segundo nota publicada por ele nas redes sociais.
Ainda de acordo com a nota, Saboya alega que está deixando o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), mas continuará contribuindo com o projeto. "Estarei sempre por perto e à disposição para contribuir e defender esse projeto incrível, construído com muito sonho, esforço e sabedoria por muita gente que, desde 2000, ou mesmo antes, vem dedicando suas energias para a consolidação de uma política pública de desenvolvimento inovadora", escreveu.
Leia também:
Prorrogado prazo de inscrições para Programa de Incubação do Porto Digital
Porto Digital lança projeto MINAs, para investir nas mulheres
O economista aceitou o cargo de presidente executivo a convite do presidente do Conselho, Silvio Meira, e Cláudio Marinho, conselheiro fundador do NGPD. "Era um momento de transição e de muitos desafios, em especial o de alavancar o parque tecnológico para um plano sem retorno, com projetos relevantes para o desenvolvimento de novos negócios, com gestão profissional, conexões institucionais firmes e sustentação financeira", afirmou.
Saboya também comemorou a consolidação do Porto Digital como uma plataforma para a nova economia de Pernambuco. "Temos hoje 304 empresas, cerca de 8.500 empregados e um faturamento, baseado em informações recentes da prefeitura e consistentes com nossas próprias projeções, estimado para 2018 da ordem de 2 bilhões de reais".
Ainda de acordo com a nota, ele considera sua missão cumprida no Porto Digital e preferiu não fazer balanço das entregas. "Deixo [o balanço] para os conselheiros e demais stakeholders uma avaliação mais isenta dos impactos dessa passagem. Apenas digo que trabalhei muito, procurando sempre posicionar o Porto Digital de forma diferenciada no ecossistema nacional e global de parques tecnológicos e áreas de inovação", pontuou Saboya.
