Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Francisco Saboya deixará presidência do Porto Digital

Saboya fica no cargo até o dia 30 de outubro deste ano, "período suficiente para uma transição responsável", segundo nota publicada por ele nas redes sociais

Francisco Saboya, presidente do Porto DigitalFrancisco Saboya, presidente do Porto Digital - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O economista Francisco Saboya anunciou, nesta terça (14), que irá deixar a Presidência Executiva do Porto Digital após 11 anos. Saboya ficará no cargo até o dia 30 de outubro deste ano, "período suficiente para uma transição responsável", segundo nota publicada por ele nas redes sociais.

Ainda de acordo com a nota, Saboya alega que está deixando o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), mas continuará contribuindo com o projeto. "Estarei sempre por perto e à disposição para contribuir e defender esse projeto incrível, construído com muito sonho, esforço e sabedoria por muita gente que, desde 2000, ou mesmo antes, vem dedicando suas energias para a consolidação de uma política pública de desenvolvimento inovadora", escreveu.

Leia também:
Prorrogado prazo de inscrições para Programa de Incubação do Porto Digital
Porto Digital lança projeto MINAs, para investir nas mulheres


O economista aceitou o cargo de presidente executivo a convite do presidente do Conselho, Silvio Meira, e Cláudio Marinho, conselheiro fundador do NGPD. "Era um momento de transição e de muitos desafios, em especial o de alavancar o parque tecnológico para um plano sem retorno, com projetos relevantes para o desenvolvimento de novos negócios, com gestão profissional, conexões institucionais firmes e sustentação financeira", afirmou.

Saboya também comemorou a consolidação do Porto Digital como uma plataforma para a nova economia de Pernambuco. "Temos hoje 304 empresas, cerca de 8.500 empregados e um faturamento, baseado em informações recentes da prefeitura e consistentes com nossas próprias projeções, estimado para 2018 da ordem de 2 bilhões de reais".

Ainda de acordo com a nota, ele considera sua missão cumprida no Porto Digital e preferiu não fazer balanço das entregas. "Deixo [o balanço] para os conselheiros e demais stakeholders uma avaliação mais isenta dos impactos dessa passagem. Apenas digo que trabalhei muito, procurando sempre posicionar o Porto Digital de forma diferenciada no ecossistema nacional e global de parques tecnológicos e áreas de inovação", pontuou Saboya.

Veja também

Newsletter