Golf GTI: Um esportivo para todos os gostos; veja fotos
Por onde passa, o Golf GTI atrai os olhares de quem gosta de carro. Mas além de bonito, ele esbanja em potência e conforto
O Golf GTI é sinônimo de esportividade. Afinal, é equipado com um motor turbo 2.0 TSI que não economiza em potência, tanto que pode alcançar 238 km/h. Mas o hatch da Volkswagen também é uma boa opção para quem gosta de estilo e conforto e não quer gastar tanta gasolina assim, sobretudo na sua versão mais recente, que dá a opção de trocar o modo de condução esportivo pelo econômico. Por isso, o Golf GTI provou ser um modelo multifacetado, capaz de agradar a todos os públicos na sua passagem pelo Recife.
Leia também:
Gás Natural Veicular: o combustível da vez em Pernambuco
Nissan Frontier: uma verdadeira expedicionária
Testado pela Folha de Pernambuco, o modelo arrancou olhares por toda a cidade. E não é para menos. Na linha 2018, o hatch ganhou detalhes que o deixam ainda mais esportivo e atraente. A dianteira, por exemplo, é cortada por uma faixa vermelha que ostenta o nome GTI e chama ainda mais atenção para a grade do radiador. Já a traseira ganhou faróis de led e um duplo escape cromado. Quem reparar mais um pouco ainda vai ver que o modelo pode sair com teto solar panorâmico, que dá um ar de requinte ao esportivo.
Por falar em esportivo, o carro realmente não gosta de ficar para trás. Basta colocar o câmbio, automático de seis marchas, no modo drive para sentir a disposição do Golf GTI. E é só encostar o pé no acelerador para o carro dar partida e ganhar velocidade. Afinal, o hatch está ainda mais potente. É que o já consagrado motor 350 TSI ganhou uma nova calibração, passando a ter mais dez cavalos de potência. Com isso, o propulsor chega a 230 cavalos e 35,7 kgfm de torque. Não bastasse isso, o modelo ainda ficou mais leve. E o resultado é pura aventura: o Golf GTI agora só leva sete segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Com tanta disposição, era de se esperar que o consumo de gasolina fosse o ponto negativo do modelo. Mas o Golf GTI não obedece essa lógica, pois ganhou um novo sistema multimídia, que permite ao motorista escolher até o modo de condução. E, entre as opções, estão os modos de eficiência, consumo e autonomia. Por isso, o carro pode ser regulado para guardar parte dessa disposição para a estrada e, na cidade, rodar de maneira mais suave, fazendo até 9 km/l.
O modelo ainda oferece um interior confortável e até luxuoso, com bancos de couro, teto solar e espaço interno de sobra. Também não faltam dispositivos tecnológicos: além da central multimídia, o hatch conta com sistema de partida a botão, detector de fadiga, assistente de estacionamento e painel digital que pode ser programado para mostrar as informações que o motorista preferir. O GTI ainda conta com sete airbags, freios a disco e aços de alta resistência - elementos que o permitiram conquistar as cinco estrelas do teste de segurança do Latin NCAP.
Tudo isso, porém, sai caro. O preço inicial do Golf GTI é R$ 143 mil. Mas esse valor pode chegar a R$ 163 mil com os pacotes adicionais que incluem itens como os bancos de couro, o assistente de estacionamento e o teto solar.

