HR-V fica mais imponente e confortável em 2019
Modelo recebeu primeira reestilização para continuar na briga pela liderança do segmento de SUV's. E mudanças agradaram
O Honda HR-V sempre agradou os consumidores brasileiros, tanto que já foi por diversas vezes o líder de vendas dos SUV’s. Mas, como a concorrência neste segmento está cada vez maior, o modelo japonês decidiu se renovar. E esta reestilização deixou o HR-V ainda mais refinado para o gosto nacional: o carro está mais imponente, confortável e macio em 2019. O único porém é, então, o preço, que subiu.
As mudanças foram sutis e ainda não trouxeram o motor 1.5 turbo para o Brasil, mas acertaram ao focar tanto em detalhes estéticos quanto em configurações técnicas. No design, que foi alterado pela primeira vez, o ajuste deixou a dianteira mais robusta. É que o parachoque, a grade frontal cromada e o logotipo da Honda cresceram. Destaque para a grade, que deixou o veículo mais imponente ao ficar mais larga e avançar sobre os faróis, que também são novos e têm luzes diurnas em LED.
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Outra novidade discreta, mas funcional, está no quadro de instrumentos, cuja iluminação podia prejudicar a visibilidade em locais escuros, mas teve o problema corrigido e agora está todo iluminado. O interior do HR-V, sempre espaçoso, por sinal, oferece ainda mais requinte e conforto, com novos acabamentos e bancos dianteiros que dão mais apoio ao motorista, reduzindo a fadiga em viagens longas.
Dirigir o HR-V nessas viagens também está mais interessante. É que, apesar de continuar com o mesmo motor 1.8 16V Flex, o SUV teve ajustes na suspensão e no câmbio CVT - elementos que também eram alvo de queixos dos proprietários do modelo. A suspensão que era firme e seca ganhou novos amortecedores para ficar mais macia e garantir um rodar mais suave. O sistema ganhou até um ‘stop hidráulico’, que suaviza o funcionamento do amortecedor em situações adversas como buracos e lombadas, para oferecer mais conforto na transposição de obstáculos.
E a transmissão, que simula sete marchas, foi recalibrada para deixar a troca de marchas mais suave. A mudança ainda evita que a rotação do motor suba excessivamente nas acelerações, deixando o rodar bem mais linear. E, mesmo quando a rotação sobe, o ruído é menor, pois o HR-V também ganhou novo sistema de isolamento acústico. Já o motor ainda não é o tão esperado turbo, mas é bastante eficiente e oferece boas acelerações e retomadas com seus 140 cavalos de potência.
A reportagem notou todos esses avanços testando o HR-V EXL 2019, que, enquanto a versão Touring não chega, é a opção mais completa do SUV no Brasil. Esta versão, porém, também está mais cara: o preço passou de R$ 101,4 mil para R$ 108,5 mil. As outras versões do modelo custam R$ 92,5 mil e R$ 98,7 mil e contam com a maior parte desses ajustes, pois já não têm mais a opção de câmbio manual: todas as versões do HR-V 2019 têm o mesmo design e conjunto mecânico e se distinguem, portanto, apenas pela lista de equipamentos.

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