Novo software facilita gestão de cervejarias
Desenvolvido em Pernambuco, o Dimer Beer System vai permitir que as pequenas empresas contem com alto padrão gerencial
Com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva das cervejas artesanais do Brasil, a empresa de consultoria pernambucana Dimer & Fialho lançou um novo sistema que ajuda no processo produtivo e na gestão das empresas do ramo, o software Dimer Beer System, desenvolvido no Estado.
A consultoria adaptou para as cervejarias o Enterprise Resource Planing (ERP), que dá oportunidade para que pequenas e médias empresas tenham alto poder de informação e permite o mesmo padrão de gestão de grandes empresas, possibilitando o planejamento dos recursos logísticos, financeiro, de compras, contas a pagar e receber, entre outros. Todas as informações do empreendedor estão concentradas em uma nuvem para armazenamento de dados, evitando o uso de papéis e deslocamentos desnecessários, incentivando o trabalho remoto e com uma agilidade maior.
Leia também:
Cervejas artesanais: saiba o copo certo para beber os vários tipos da bebida
Cerveja pernambucana Capunga chega ao Panamá
O software foi criado por Rodrigo Junqueira, que começou a desenvolver um sistema para melhorar os custos de uma indústria que fabrica leite e que conta com um processo de controle parecido com o da cerveja. O investimento da consultoria foi feito em parceria com o desenvolvedor. “Vimos que esse sistema seria aplicável na cervejeira e conversamos para lançar para o ramo artesanal. Conseguimos propiciar um sistema com preço possível para o mercado”, disse o mestre-cervejeiro e sócio da Dimer e Fialho Consulting, Luciano Fialho.
A plataforma é escalonável e conta com seis módulos que abrangem desde o cadastro dos clientes e fornecedores até a compra e venda de ferramentas de gestão. Segundo Fialho, as vantagens do recurso são a identificação do usuário e registro de todas as operações realizadas, armazenamento de todo o conteúdo, acesso em qualquer dispositivo móvel conectado, possibilidade de anexar arquivos, além de fazer a integração com a Secretaria da Fazenda e bancos.
“O nosso sistema tem um controle de estoque de matéria-prima. O empreendedor vê o que está faltando, pode planejar a produção com antecedência. O software alerta o empresário através de um controle contábil, financeiro, comercial”, destacou o sócio. Segundo Luciano, a ferramenta é importante para os empreendedores do meio, por serem empresas de pequeno porte e que almejam competir com as grandes empresas do meio.
“São empresas pequenas que muitas vezes juntam o sonho de montar uma cervejaria e acabam se perdendo um pouco. A nossa consultoria pretende levar formas de melhorar os controles, levando um pouco de profissionalismo para que se fortaleçam e possam competir no meio das cervejarias artesanais, e também com as grandes cervejarias”, afirmou.

