Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Novo software facilita gestão de cervejarias

Desenvolvido em Pernambuco, o Dimer Beer System vai permitir que as pequenas empresas contem com alto padrão gerencial

Empresa terá três novos tanques de aço inox para armazenar mais cachaça na entressafraEmpresa terá três novos tanques de aço inox para armazenar mais cachaça na entressafra - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva das cervejas artesanais do Brasil, a empresa de consultoria pernambucana Dimer & Fialho lançou um novo sistema que ajuda no processo produtivo e na gestão das empresas do ramo, o software Dimer Beer System, desenvolvido no Estado.

A consultoria adaptou para as cervejarias o Enterprise Resource Planing (ERP), que dá oportunidade para que pequenas e médias empresas tenham alto poder de informação e permite o mesmo padrão de gestão de grandes empresas, possibilitando o planejamento dos recursos logísticos, financeiro, de compras, contas a pagar e receber, entre outros. Todas as informações do empreendedor estão concentradas em uma nuvem para armazenamento de dados, evitando o uso de papéis e deslocamentos desnecessários, incentivando o trabalho remoto e com uma agilidade maior.

Leia também:
Cervejas artesanais: saiba o copo certo para beber os vários tipos da bebida
Cerveja pernambucana Capunga chega ao Panamá

O software foi criado por Rodrigo Junqueira, que começou a desenvolver um sistema para melhorar os custos de uma indústria que fabrica leite e que conta com um processo de controle parecido com o da cerveja. O investimento da consultoria foi feito em parceria com o desenvolvedor. “Vimos que esse sistema seria aplicável na cervejeira e conversamos para lançar para o ramo artesanal. Conseguimos propiciar um sistema com preço possível para o mercado”, disse o mestre-cervejeiro e sócio da Dimer e Fialho Consulting, Luciano Fialho.

A plataforma é escalonável e conta com seis módulos que abrangem desde o cadastro dos clientes e fornecedores até a compra e venda de ferramentas de gestão. Segundo Fialho, as vantagens do recurso são a identificação do usuário e registro de todas as operações realizadas, armazenamento de todo o conteúdo, acesso em qualquer dispositivo móvel conectado, possibilidade de anexar arquivos, além de fazer a integração com a Secretaria da Fazenda e bancos.

“O nosso sistema tem um controle de estoque de matéria-prima. O empreendedor vê o que está faltando, pode planejar a produção com antecedência. O software alerta o empresário através de um controle contábil, financeiro, comercial”, destacou o sócio. Segundo Luciano, a ferramenta é importante para os empreendedores do meio, por serem empresas de pequeno porte e que almejam competir com as grandes empresas do meio.

“São empresas pequenas que muitas vezes juntam o sonho de montar uma cervejaria e acabam se perdendo um pouco. A nossa consultoria pretende levar formas de melhorar os controles, levando um pouco de profissionalismo para que se fortaleçam e possam competir no meio das cervejarias artesanais, e também com as grandes cervejarias”, afirmou.

Veja também

Newsletter