Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tecnologia

Nvidia quer expandir domínio em IA com robôs humanoides, carros e supercomputadores

Em discurso no esperado evento anual da companhia, o CEO Jensen Huang apresentou planos para fabricar chips mais potentes

A Nvidia deve lançar no mercado sua nova tecnologia para ajudar na fabricação robôs humanoides no primeiro semestre de 2025A Nvidia deve lançar no mercado sua nova tecnologia para ajudar na fabricação robôs humanoides no primeiro semestre de 2025 - Foto: Freepik

A Nvidia, buscando consolidar sua posição no centro da revolução da inteligência artificial (IA), apresentou hoje planos para chips mais potentes, um modelo de IA para robótica e “supercomputadores pessoais de IA” que permitirão que desenvolvedores trabalhem em máquinas desktop.

Falando no esperado evento anual da fabricante de semicondutores, o GTC, em San José, Califórnia, nos EUA, o CEO Jensen Huang revelou uma plataforma chamada Isaac GROOT N1, que “impulsionará o desenvolvimento de robôs humanoides”.

A Nvidia está trabalhando no projeto com a Walt Disney e a DeepMind, do Google. Ele será aberto a desenvolvedores externos.

Enquanto isso, Dell, HP e outros fabricantes produzirão os novos sistemas de supercomputadores pessoais.

Huang também apresentou o sucessor do principal processador de IA da Nvidia, chamado Blackwell Ultra. Essa linha de chips, prevista para a segunda metade de 2025, será seguida por uma atualização mais significativa, chamada “Vera Rubin”, na segunda metade de 2026.

 

Durante seu discurso, Huang disse que a Nvidia está trabalhando com a General Motors para usar IA em carros, fábricas e robôs de próxima geração.

Ele também revelou um projeto separado de redes sem fio envolvendo empresas como T-Mobile US Inc. e Cisco Systems Inc.

A Nvidia ajudará a criar hardware de rede sem fio “nativo de IA” para as novas redes 6G, sucessoras do atual 5G.

Veja também

Newsletter