Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Ocupação hoteleira deve passar dos 95% no Carnaval

Turistas que vão passar o Carnaval em Pernambuco vão se hospedar tanto no foco da folia quanto em locais de descanso, como Porto de Galinhas e Gravatá

Ocupação hoteleira Ocupação hoteleira  - Foto: Pixabay

Mais de 1,7 milhão de pessoas devem passar o Carnaval em Pernambuco, segundo a Secretaria de Turismo e Lazer do Estado. Por isso, a expectativa é de alta no setor hoteleiro. E a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) garante que, além de Recife e Olinda, os turistas devem movimentar outros pontos do Estado. Por isso, o setor prevê 95% de ocupação hoteleira nos principais destinos turísticos de Pernambuco durante os dias de Momo.

“A expectativa para o Carnaval é muito boa, tanto nos principais destinos de turismo quanto nas cidades circunvizinhas. No foco da folia, a ocupação está acima dos 95%. Mas muita gente também vem descansar. Então, os principais destinos de praia e campo também estão com ocupação alta, em torno de 95%”, contou o presidente da ABIH-PE, Arthur Maroja.

Leia também:
Procon atuará durante Carnaval do Bairro do Recife
Atenção na hora de alugar imóvel para o Carnaval


Os foliões devem, então, lotar os hotéis do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Bezerros, enquanto os turistas que procuram calmaria vão se hospedar em Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Carneiros e Gravatá. As praias do Cabo de Santo Agostinho e de Tamandaré também têm sido muito procuradas e estão com 90% dos leitos ocupados.

E esses números ainda podem crescer, segundo Maroja. “No ano passado, por exemplo, a ocupação chegou a 97%, porque muita gente deixa para acertar a viagem na última hora”, explicou o presidente da ABIH-PE, que espera bater o número do ano passado com esses hóspedes de última hora, que vêm de todo o Brasil e também do exterior.

“A maior parte dos hóspedes ainda é de São Paulo, mas também recebemos muitos argentinos. E, nesse período, é forte o público regional. Muitas pessoas de outros estados do Nordeste vêm para cá. E até quem é de Pernambuco, mas quer descansar no Carnaval, procura os hotéis”, explicou o presidente da ABIH-PE, lembrando que as reservas desta época duram ao menos quatro dias.

“Em Porto de Galinhas, a permanência média é de seis noites. Já no Recife, varia de quatro a cinco noites. E, como cada pessoa gasta cerca de R$ 300 por dia, será uma data importante para a hotelaria”, calculou Maroja, sem revelar, contudo, quanto o setor deve faturar no Carnaval.

Maroja também não cravou o número de turistas que devem se hospedar em Pernambuco. A Secretaria de Turismo diz, porém, que a expectativa é superar os números do Carnaval passado, quando foram registrados 181 mil hóspedes no Estado. E o setor garante estar preparado para receber esse público. Hoje, há 84 mil leitos em Pernambuco, sendo 45 mil na Região Metropolitana do Recife - desses, 15 mil estão no Recife, 15 mil em Porto de Galinhas e mais oito mil em Olinda e Jaboatão.

Veja também

Newsletter