OpenAI, criadora do ChatGPT, abre primeiro escritório na Ásia
Empreendimento é o terceiro fora dos Estados Unidos
A OpenAI, empresa americana especializada em inteligência artificial e criadora do ChatGPT, abriu nesta segunda-feira (15) um escritório em Tóquio, o primeiro no continente asiático.
"Nos comprometemos a trabalhar junto ao governo japonês, às empresas locais e aos institutos de pesquisa para desenvolver ferramentas de IA seguras, que atendam às necessidades específicas do Japão e abram novas perspectivas", escreveu OpenAI em um comunicado publicado em seu blog.
Este é o terceiro escritório que a empresa abre fora dos Estados Unidos, depois dos dois que inauguraram em Londres e em Dublin no ano passado.
Leia também
• xAI, nova startup de Musk de inteligência artificial, busca até US$ 4 bi para competir com OpenAI
• Meta e OpenAi estão prestes a lançar novos modelos de IA capazes de ''raciocinar''
A empresa também anunciou o lançamento gradual no Japão de uma versão de sua mais recente ferramenta de linguagem, GPT-4, "otimizada especificamente" para o idioma japonês, e que funciona "três vezes mais rápido" que seu antecessor, GPT-4 Turbo .
A grande aliada da OpenAI, a gigante tecnológica americana Microsoft, anunciou na semana passada um investimento de 2,9 bilhões de dólares (cerca de 15 bilhões de reais) no Japão para acelerar o desenvolvimento da IA e capacitar três milhões de funcionários japoneses nestas novas ferramentas.

