Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PROJEÇÃO

Opep prevê que consumo de petróleo continuará aumentando pelo menos até 2050

As previsões contradizem as recomendações de especialistas em clima que defendem uma saída rápida dos combustíveis fósseis

Plataforma de exploração de petróleo e derivadosPlataforma de exploração de petróleo e derivados - Foto: Petrobras/Divulgação

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) declarou, nesta quinta-feira (10), que o consumo global de petróleo continuará aumentando até pelo menos 2050 e considerou "inviável" uma saída "rápida" dos combustíveis fósseis para combater as mudanças climáticas.

Em seu relatório de 2025 sobre as perspectivas para a demanda global de petróleo, a Opep estima que o consumo aumentará 18,6% entre 2024 e 2050, de 103,7 milhões de barris por dia (mbd) para aproximadamente 123 mbd.

"Não há pico de demanda de petróleo à vista", disse o secretário-geral do cartel, Haitham Al Ghais.
 

As previsões da Opep contradizem as recomendações de especialistas em clima que defendem uma saída rápida dos combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás.

O objetivo é limitar o aquecimento global a +1,5°C em comparação com a era pré-industrial, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris de 2015.

As previsões da Opep também diferem das da Agência Internacional de Energia, que prevê que o consumo global de petróleo deverá sofrer "um ligeiro declínio" em 2030, após atingir o pico no ano anterior.

No entanto, segundo a organização liderada pela Arábia Saudita, "a realidade atual é que o mundo está consumindo mais madeira, petróleo, carvão e gás — na verdade, todas as fontes de energia — do que nunca".

Veja também

Newsletter