Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TURISMO

Paulo Nery, em visita à Folha de Pernambuco, anuncia novos voos estratégicos para o Estado

Na sexta-feira (6), estreia o voo semanal Recife-Santiago (Chile); em janeiro, Guarulhos-Noronha, com cinco voos por semana

Nery anunciou várias medidas que estão sendo implementadas pela secretariaNery anunciou várias medidas que estão sendo implementadas pela secretaria - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, visitou a Folha de Pernambuco na manhã desta quinta-feira (5), onde foi recebido pelo diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi; pelo diretor Operacional, José Américo; e a editora-chefe, Leusa Santos. 

Nery, que estava acompanhado da equipe de comunicação e marketing dele, afirmou que nesta sexta-feira (6) estará no Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freire, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade, para fazer o lançamento do voo semanal Recife-Santiago (Chile), pela companhia aérea Latam.

“Na negociação com a Latam entra esse e mais cinco voos (semanais) Guarulhos-Fernando de Noronha, que vai dar um potencializada grande no turismo aqui”, adiantou o secretário, acrescentando que os voos começam em janeiro de 2025, quando as obras do Aeroporto de Fernando de Noronha estarão concluídas.

O secretário listou pelo menos duas questões da maior importância que demonstram o quanto a parceria com a Latan será relevante para incrementar o turismo na ilha.

A primeira é o tíquete do paulista que é o maior, comparado com o de turistas de outros estados; e  segunda é o fato de o Aeroporto de Guarulhos tem um hub internacional. “Então, você consegue conectar outros países, outras cidades do mundo com Fernando de Noronha”, complementou.

Parceria
Quanto ao voo Recife-Santiago, o secretário relevou que, a princípio, a parceria entre o Estado e a Latam iria apenas até março de 2025, mas, graças a um movimento feito pelo presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Eduardo Loyo; e o secretário da Fazenda do Estado, Wilson de Paula, conseguiu-se fazer com que o voo permaneça definitivamente.  

“Nos estados, é natural que para se trazer voos se negocie ICMS em cima do combustível, e Wilson (de Paula) fez uma negociação em que a gente ampliou (as operações), colocando cinco voos semanais (para Noronha)”, explicou.

Em dezembro, será lançado outro voo direto, desta vez Recife-Assunção (Paraguai). “Eles (os paraguaios) gostam dos pernambucanos, também. Mas o trabalho de fomento do turismo pernambucano pelo secretário não se resume à América do Sul.

Madri
Ele participará, também em dezembro, de uma feira de turismo na cidade de Madri, na Espanha, e já vem trabalhando em ações estratégicas para o evento no sentido de atrair mais turistas espanhóis para o Estado.

Paulo Nery adiantou que também já começou a buscar novos voos internacionais por meio dos consulados. “Conversei já com o cônsul da França, da Itália e o da Grécia. São sementes que a gente vai plantando, vai estabelecer uma linha de relacionamento e, quem sabe, conseguir viabilizar um negócio que seja bom para eles e para a gente”, destacou.

EUA
A prospecção não se limite à Europa. O secretário contou que já teve uma videoconferência com o Consulado dos Estados Unidos com a finalidade de ampliar o número de voos diretos para o Recife - hoje são apenas dois saindo do Recife, ambos pela Azul. “Eu poderia buscar as companhias aéreas diretamente, mas o institucional eu aprendi que ele tem um peso nas negociações”, ressaltou.

Também já se reuniu com o Consulado Americano em São Paulo, onde, segundo ele mesmo, foi muito bem recebido, e no dia 12 estará lá de volta. “A nosso pedido, eles organizaram uma reunião com as companhias aéreas americanas. “É a semente de mostarda. Vamos chegar lá e dizer que o Estado tem interesse em ter novos voos para os Estados Unidos”, explicou.

Empregos
“Este mês, a gente espera que aqui em Pernambuco sejam gerados mais de 4 mil novos empregos na cadeia direta do turismo. Em outubro, foram 3,7 mil. Turismo emprega muito, mexe com as outras cadeias, e a gente está vivendo um momento muito especial”, disse ele.

Para o secretário, Pernambuco é, de fato, rico em belezas naturais, história e cultura. “Hoje, percebe-se no mundo inteiro que o turista quer ter experiências”, afirmou. Nesse campo, ele citou como exemplo de atração relevante no Estado o Vale do Catimbau.

“Você tem experiências (aqui) em várias rotas que já existem. Nós temos um potencial, (esse tipo de) turismo já acontece, mas penso que a gente ainda tem muito a fomentar no turismo aqui em Pernambuco”, disse.

Novotel
Indagado sobre quais são as impressões dele sobre o Complexo Porto Novo Recife, no Cais de Santa Rita, estrutura multiuso que inclui o Novotel Recife Marina, a Marina Recife e o centro de convenções Recife Expo Center, o secretário elogiou o equipamento.

“Acho que a cidade ganhou muito porque é um hotel diferente, é um hotel marina. Muito bem preparado, uma rede conceituada, é o único que oferece, por exemplo, um réveillon em que você consegue chegar embarcado, tem uma gastronomia também espetacular”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, o complexo chegou para reforçar um tipo de turismo que é muito forte aqui, o de eventos, por conta do novo centro de convenções.

 

 

Veja também

Newsletter