Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Petroleiros fazem mobilizações no Rio por aumento salarial

Atos estão programados para diferentes pontos do estado como adesão às mobilizações das centrais sindicais

Banda "Sebastião e os Maias"Banda "Sebastião e os Maias" - Foto: Flora Pimentel/Divulgação

O Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) organizou nesta quinta-feira (29) atos em diferentes pontos do estado como adesão às mobilizações de centrais sindicais e contra a proposta da Petrobras para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2016.

Trabalhadores paralisaram as atividades até às 9h nos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara (Tabg), na Ilha do Governador, e marcaram protestos para a frente de prédios da Petrobras, como o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão. Também foram convocados atos no Norte Fluminense e em Angra dos Reis.

Segundo a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), outros sindicatos de petroleiros do país também realizam atos nesta quinta-feira. Uma avaliação sobre o movimento deve ser feita ao longo do dia pela federação, que é contra a venda de ativos da companhia e reivindica a reposição da inflação e um aumento real de 10% do salário.

Reajuste de 4,97%

A Petrobras havia informado - por meio de nota divulgada na última terça-feira - que sua proposta de Acordo Coletivo de Trabalho é de reajuste de 4,97% sobre a tabela de Remuneração Mínima por Nível de Regime para quem ganha até R$ 9 mil, e um acréscimo fixo de R$ 447,30 para quem ganha mais que isso. A empresa também pretende reduzir o acréscimo de 100% na remuneração de horas extras para 50% e propôs um plano de redução de jornada com redução de salários para o regime administrativo.

Segundo a empresa, está marcada para hoje uma nova rodada de negociações sobre o acordo coletivo, mas a discussão deve ser com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), da qual não fazem parte a FNP e o Sindipetro-RJ. A FUP confirmou o encontro e disse que a negociação será transmitida ao vivo em seu site.

Veja também

Newsletter