PlaceCar, o 'iFood' do conserto de carros
Aplicativo PlaceCar reúne fornecedores em 16 categorias, como funilaria e mecânica em geral
Montar o orçamento para um serviço automotivo pode ser trabalho desgastante. Muitas vezes, o que antecede a necessidade de procurar uma oficina é um acidente de carro. Em outras, o motorista desconhece o valor justo do reparo demandado. O deslocamento entre oficinas é tão custoso que a regra no segmento é, geralmente, solicitar a amigos e conhecidos uma indicação confiável.
Foi a compreensão dessas dificuldades que motivou os sócios pernambucanos Ivo Lira e Paulo Machado a investirem R$ 150 mil no desenvolvimento de uma plataforma digital para busca de serviços especificamente dentro do setor automotivo. O PlaceCar é “iFood do conserto de carros”, como comparou Lira, e tem como objetivo central dar autonomia ao cliente. De graça.
Leia também:
Aplicativo levará médico para a sua casa
O sócio explica que, no primeiro momento, o foco do programa é intermediar serviços, em 16 categorias - revisão, funilaria e pintura, mecânica geral, bateria, por exemplo, e até seguros. Em 30 de janeiro, no entanto, quando será lançado o aplicativo propriamente dito, vai ser possível também pesquisar os preços da gasolina nos postos da Região Metropolitana. Atualmente, o projeto funciona como um “website responsivo para smartphones”, o que permite à página enviar notificações aos celulares dos usuários. O passo a passo da solicitação de um orçamento inclui seções para descrição do problema e anexação de fotos, além de um chat em que cliente e oficina podem se comunicar para tirar dúvidas.
O produto tecnológico começou a funcionar na semana passada, com 105 oficinas parceiras listadas, e em menos de quatro dias bateu a meta semanal de 50 orçamentos solicitados. Já foram 60, até a data, além dos mais de 200 cadastros de usuários. Para o consumidor, o buscador é completamente gratuito, enquanto as oficinas pagam uma taxa mensal para figurar na plataforma. “A missão é facilitar a vida da população quando precisar de qualquer serviço automotivo, através de um espaço online que reúne os melhores prestadores em diversas especialidades”, definiu Lira.
A equipe se surpreendeu com a receptividade dos profissionais do setor. Havia uma preocupação de que a proposta fosse muito “disruptiva”, causando desconforto aos prestadores mais tradicionais, no estilo Uber versus Taxi. O que tem ocorrido, ao contrário, é a alta aderência dos parceiros, que parecem entender que o “setor estava precisando de uma iniciativa como essa”.
Sobre a credibilidade dos parceiros - entre oficinas e postos - ele explica que o PlaceCar tem contado com a ajuda do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis) e do Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) para “certificar” os prestadores de serviços incluídos no sistema. “Só entra na plataforma quem está vinculado à entidade. Isso já faz um filtro grande”, diz o sócio. Lira planeja que o número de parceiros cresça, gerando um ambiente cada vez mais competitivo e com maiores incentivos à prestação de um bom serviço. Mas reforça que os associados serão constantemente avaliados e podem, sim, ser convidados a sair do PlaceCar por mau desempenho.

