Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Instabilidade

Plataforma Gov.br tem problemas e tira do ar Meu INSS, Conecte SUS e Carteira de Trabalho Digital

Site Downdetector mostra um pico de relatos de problemas em serviços como Dataprev, Ecac e Receita Federal. De acordo com o governo, sistema voltou à normalidade por volta das 17h

Plataforma Gov.brPlataforma Gov.br - Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

Leia também

• Caixa empresta R$ 4,2 bilhões de consignado a beneficiários em apenas 11 dias

• Caixa suspende consignado do Auxílio Brasil por 24 horas

• Por problemas no sistema, Caixa terá prazo de cinco dias para liberar consignado do Auxílio Brasil

Depois de apresentar instabilidade pela manhã desta terça-feira, a plataforma Gov.br, que concentra o acesso aos serviços do governo federal, ficou indisponível a partir das 13h. O acesso a serviços como o site e o aplicativo Meu INSS ou o app Carteira de Trabalho Digital — que exigem acesso com senha e login registrados no sistema do governo federal — ficaram fora do ar, assim como o aplicativo Conecte SUS. De acordo com o governo, o sistema voltou à normalidade por volta das 17h.

O Serpro, estatal que cuida da tecnologia, não esclareceu as causas do problema, alegando apenas que o sistema está passando por ajustes de natureza técnica.

A falha ocorre em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, usa a digitalização do governo como arma de campanha. Na propaganda eleitoral da TV, Bolsonaro cita justamente o Gov.br, e afirma que o Brasil "é o mais digital das Américas, à frente dos Estados Unidos".

Com o sistema fora do ar, os usuários não conseguem dar entrada no pedido de aposentadoria, por exemplo, e nem consultar o andamento do processo pelo aplicativo Meu INSS.

No site Downdetector, que monitora falhas na internet, houve um pico de relatos de problemas em serviços como Dataprev, Ecac e Receita Federal por volta das 11h. A instabilidade do sistema piorou na parte da tarde. Ao tentar efetuar o login na plataforma por volta das 14h, o site já exibia uma mensagem de manutenção.

A Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu alerta na manhã desta terça-feira relatando o problema. A entidade menciona um possível incidente de segurança.

Em agosto, a plataforma Gov.br disponibilizava quatro mil serviços públicos digitais para o cidadão. Segundo o site do Ministério da Economia, o número representa 84% do total de 4.800 serviços que são oferecidos atualmente pelo governo federal para a população.

No Twitter, muitos registros de usuários que não conseguiram acessar os serviços foram postados ao longo do dia.

Problemas de login
Segundo os internautas, havia problemas na área de login. Os relatos mostravam que o usuário tentava logar com CPF e senha, mas aparecia uma mensagem de erro de senha. Em seguida, aparecia na tela o texto "o cadastro do usuário foi bloqueado". Ao tentar recuperar a senha, o site caía.

O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Cherulli, disse que vem percebendo instabilidade no sistema desde o fim da semana passada. O problema se agravou nesta terça-feira, disse.

— Não estamos conseguindo trabalhar, o Meu INSS está fora do ar, e milhares de pessoas estão sendo prejudicadas. Isso gera fila, aumento no tempo de espera — afirmou Cherulli, acrescentando que quando o sistema fica fora do ar para manutenção, por exemplo, os usuários são avisados previamente.

Veja também

Newsletter