Renault Logan: um sedã potente e econômico
Logan ganhou motor SC e e ficou ainda mais disposto na estrada. No quesito consumo, o modelo testado pela Folha fez 12 km/l abastecido com etanol
Que tal ter um sedã que faz 12 quilômetros por litro na cidade? E se esse sedã também se mostrar disposto na estrada mesmo sendo 1.0? Parece bom, não é? E é possível com o Renault Logan. É que o modelo não mudou muito em termos de design, mas ganhou motores novos em 2017. São os propulsores da linha SCe (Smart Control Efficiency - Eficiência de Controle Inteligente, em português), que foi desenvolvida pela Renault para oferecer mais economia e potência e deixou a condução do Logan bem mais agradável.
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A Folha de Pernambuco testou o Logan Expression, versão intermediária que sai com motor 1.0 de três cilindros e câmbio manual, e comprovou os avanços. Já na saída percebe-se que o sedã é capaz de apresentar respostas rápidas e boas acelerações. O carro mostrou bom desempenho até nas ultrapassagens. É que, agora, o Logan atinge até 82 cavalos de potência e oferece 90% do torque máximo de 10,5 kgfm já a 2.000 rotações por minuto (rpm), graças ao duplo comando de válvulas variável usada pela Renault nos motores Sce. Segundo a montadora, essa inovação ainda melhorou em 8% a aceleração do modelo, que agora vai do zero a 100 quilômetros em 13 segundos quando abastecido com etanol.
O sedã ainda mostrou bons números no consumo de combustível. Com a Folha, o carro fez em média 12 quilômetros por litro (km/l), com etanol, mesmo no trânsito do Recife. E a Renault diz que ainda dá pra melhorar essa marca, chegando a quase 14 km/l. Por isso, o carro vem equipado com o sistema Eco-Coaching. É um sistema que pode ser acessado na central multimídia e avalia a condução do motorista em itens como troca de marchas e aceleração, oferecendo dicas de como resolver possíveis falhas de condução. A montadora explica que o Logan está 19% mais econômico graças ao novo motor. É que o Sce produz menos atrito e é todo feito em alumínio, por isso é 20 quilos mais leve. E o motor ainda traz algumas tecnologias da fórmula 1 para as ruas, como o sistema de regeneração de energia e a bomba de óleo variável.
Como é de regra nos sedãs, o Logan ainda brinda seus passageiros com um amplo espaço interno e um porta-malas generoso, que comporta até 510 litros de bagagem. E o carro ainda se mostrou bem equipado para uma versão intermediária.
A central multimídia, por exemplo, dá acesso ao rádio, ao celular e ao GPS, além do Eco-Coaching. E o motorista ainda pode conferir informações do veículo, como o consumo, a velocidade média e a agenda de manutenções, em um computador de bordo que fica aqui no painel do carro.
A Folha só achou que, diante de tudo isso, o Logan Expression poderia ter câmera de ré ou sensor de estacionamento. E a direção, apesar de ser hidráulica, também poderia ser um pouco mais leve. Mas dá para perdoar essas falhas. É que esta versão sai por R$ 48 mil. Já a top de linha, a Dynamique, custa R$ 58.200.

