Se tendência de dados continuar, País caminhará para pleno emprego, avalia IBGE
O desemprego apresentou queda, passando de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro para 6,2% no período concluído em maio
Leia também
• Taxa de desemprego fica em 6,2% no trimestre até maio, diz IBGE, e iguala a piso das projeções
• Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE
• Taxa de desemprego no trimestre até abril é a mais baixa para esse período na série do IBGE
O mercado de trabalho tem respondido positivamente ao bom momento da atividade econômica. Caso mantenha a atual tendência de redução no número de desempregados, desalentados e subutilizados, o País caminhará para o pleno emprego, avaliou William Kratochwill, analista da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Estamos caminhando para um pleno emprego, seja lá qual for a taxa de pleno emprego para o Brasil", disse ele. "Para o pleno emprego, não basta olhar a taxa de desocupação. A questão do pleno emprego envolve um pouco mais, analisando não só desocupados: tem que olhar também trabalhadores fora do mercado de trabalho, trabalhadores potenciais, desalentados. Está diminuindo esse contingente."
A taxa de desemprego caiu de 6,8% no trimestre móvel encerrado em fevereiro para 6,2% no trimestre terminado em maio.
Em apenas um trimestre, houve contratação de mais 1,207 milhão de trabalhadores, levando a população ocupada a 103,869 milhões de pessoas no trimestre terminado em maio.
O total de desempregados diminuiu 8,6% em maio ante fevereiro, menos 644 mil pessoas, somando 6,828 milhões. A população desalentada diminuiu 10,6% em um trimestre, menos 344 mil pessoas, para 2,892 milhões, menor contingente desde 2016.
Segundo Kratochwill, a queda no desalento decorre da própria melhora consistente das condições do mercado de trabalho. As oportunidades geradas pelo aumento da ocupação acabam sendo percebidas pelas pessoas que estavam desmotivadas, justificou.

