Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CAE

Senado avança com projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço

Medida que ajuda exportadores precisa ser analisada pelo plenário da Casa antes de seguir para a Câmara

Reunião da CAE do SenadoReunião da CAE do Senado - Foto: Geraldo Magalea/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, um projeto que abre espaço fiscal para medidas contra os impactos do tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump sobre os produtos brasileiros.

O texto permite o realocamento de despesas e renúncias fiscais capazes de reduzir os prejuízos amargados por produtores e exportadores brasileiros em função das tarifas de 50% definidas pelos Estados Unidos.

 

Esses gastos não seriam considerados para o limite de despesas do arcabouço fiscal e para as metas de resultado primário. O crédito destinado aos exportadores também poderá ter um acréscimo de R$ 1 bilhão através do aumento da participação no Fundo Garantidor de Operações (FGO). Já a participação no Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) pode crescer em até R$ 2 bilhões.

O projeto também reorganiza o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), permitindo que exportadores recebam uma espécie de cashback em cima de tributos pagos. O percentual de devolução chegaria a 3%.

Não há previsão para que o projeto seja analisado pelo plenário do Senado e vá para a Câmara. O projeto é de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado.

Veja também

Newsletter