Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
tarifaço

Senadores brasileiros tentam nova manifestação de empresários dos EUA contra tarifaço de Trump

Medida está prevista para entrar em vigor na próxima sexta

Senadores brasileiros em Washington para tentar negociar tarifaço Senadores brasileiros em Washington para tentar negociar tarifaço  - Foto: Divulgação/Senador Nelsinho Trad

A comitiva de senadores brasileiros que está nos Estados Unidos nesta semana tenta mobilizar novamente empresários para pressionar pelo adiamento da tarifa de 50% sobre produtos importados, prevista por Donald Trump para entrar em vigor na próxima sexta-feira.

De acordo com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que lidera o grupo, o tema foi tratado em uma reunião com representantes de diversos setores econômicos realizada nesta segunda-feira, em Washington.

— Foi sugerido um manifesto, uma carta pedindo que essa medida seja adiada, principalmente porque o setor produtivo precisa de previsibilidade para se adaptar, especialmente no caso de mercadorias perecíveis — afirmou Trad, que também preside a Comissão de Relações Exteriores da Casa.

O objetivo dos senadores é que a Câmara de Comércio dos Estados Unidos, onde ocorreu o encontro entre parlamentares e americanos, elabore uma carta direcionada às autoridades locais pedindo a prorrogação do prazo.

Entre as companhias que estiveram presentes na reunião desta segunda estão:

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) também disse que o Brasil está disposto a abrir um canal direto de diálogo entre os presidentes Lula e Trump. Segundo ele, essa conversa já está “na mesa” e poderia ocorrer por telefone ou presencialmente.

De acordo com os senadores, a comitiva brasileira também ouviu que de representantes do Partido Republicano que há preocupação com a atuação do Brasil no Brics, especialmente na área de tecnologia e defesa.

Veja também

Newsletter