Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

SUV XC40 chega na versão elétrica

Depois do sucesso de vendas no model tradicional, Volvo Cars aposta na nova versão que esbanja elegância no designer e é totalmente eletrificada

O XC40 Recharge chega com um modelo elétrico no próximo ano ao Brasil O XC40 Recharge chega com um modelo elétrico no próximo ano ao Brasil  - Foto: Divulgação

A Volvo Cars apresentou o seu primeiro carro totalmente elétrico, o SUV XC40 Recharge. O modelo tradicional já é um dos mais vendidos da montadora e chega agora com uma versão eletrificada, prezando por um design arrojado, recursos tecnológicos e sustentabilidade. A versão Plug-in Hybrid está prevista para ser lançada no primeiro semestre do próximo ano.

O XC40 Recharge virá com a adição de um trem de força totalmente elétrico, com tração nas quatro rodas, oferecendo um alcance de mais de 400 km (WLTP) com uma única carga e potência de 408 hp. Já a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos com um sistema de carregamento rápido.

Leia também:
Geely e Volvo lançarão nova marca de automóveis
Jimny Sierra: o novo SUV da Suzuki


O utilitário esportivo é o primeiro modelo da marca a caracterizar um novo conceito de linha de veículos eletrificados, que leva o nome de Recharge. A montadora criou a linha pensando no crescimento dos modelos elétricos em todo o mundo, e a Volvo Cars irá triplicar a capacidade dos veículos elétricos, e espera que os carros híbridos plug-in representem 20% das vendas em 2020.

O chefe de Design da Volvo Cars, Robin Page, destaca que adaptações foram feitas para tornar o modelo mais elegante. “Sem a necessidade de uma grade, criamos uma frente ainda mais limpa e moderna, enquanto a falta do escapamento faz o mesmo na traseira”, destacou.

Na dianteira, uma grade frontal exclusiva e coberta na cor da carroceria desperta uma identidade visual diferente no modelo. As alterações só foram possíveis pelo fato de o carro elétrico necessitar de menos fluxo de ar para refrigeração. A grade permite ainda a instalação de sensores para plataformas tecnológicas, como a ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista), com software desenvolvido pela Zenuity, joint venture da Volvo Cars e da Veoneer. A plataforma é um sistema de segurança que consiste em uma variedade de radares, câmeras e sensores ultrassônicos para auxiliar na condução.

O modelo é alimentado ainda pelo Android, sistema que oferece integração total do Android Automotive OS, a plataforma de código aberto do Google, com atualizações em tempo real de serviços. O Volvo Car Group é a primeira empresa que se uniu ao Google para integrar o sistema de infoentretenimento com Android, junto ao Google Assistant, o Google Maps e o Google Play Store embutidos.

O XC40 elétrico conta também com um compartimento de carga frontal especial localizado sob o capô, com cerca de 30 litros de espaço de carga extra, já que o motor elétrico ocupa menos espaço.

O interior do modelo novo conta com uma interface de motorista projetada exclusivamente para carros elétricos, para informar sobre a carga da bateria. Já o pacote de design de interiores apresenta detalhes de estilo esportivo, além de tapetes feitos de materiais reciclados.

Veja também

Newsletter