Tarifas de Trump e políticas imigratórias podem elevar o custo de construção de casas nos EUA
Medidas protecionistas e mudanças nas regras de imigração aumentam incertezas para construtores e compradores
Os construtores de casas nos Estados Unidos inicialmente viram com otimismo o retorno de Donald Trump à presidência, especialmente pelas promessas de reduzir regulamentações que elevam os custos de construção.
No entanto, passados seis meses desde o início de seu segundo mandato, o setor tem enfrentado dificuldades inesperadas, impactando tanto a indústria quanto os compradores de imóveis.
As tarifas sobre importações provenientes do México e do Canadá, dois dos principais fornecedores de materiais para a construção, devem aumentar significativamente os custos das moradias. Cerca de 8% dos materiais utilizados na construção de uma casa nova vêm do exterior, como a madeira canadense.
O economista-chefe da Associação Nacional de Construtores, Robert Dietz, estima que, com a implementação total das tarifas, o custo médio de uma casa pode subir entre US$ 7.500 e US$ 10.000.
Leia também
• Países islâmicos aprovam plano árabe para reconstrução de Gaza e rejeitam proposta de Trump
• Após pressão de Musk, governo Trump afrouxa requisitos de segurança para novo avião presidencial
• CEOs da indústria siderúrgica dos EUA pedem que Trump não recue da taxação do aço importado
Consumidores
Em um mercado equilibrado, esses custos adicionais seriam repassados aos consumidores. No entanto, com os preços das casas e as taxas de hipoteca já elevadas, a acessibilidade se tornou ainda mais difícil para os compradores.
A temporada de vendas de primavera, fundamental para o setor, começou de forma fraca, com uma queda de 10,5% nas vendas de casas novas em janeiro. Os indicadores de demanda também estão fracos, indicando que os compradores já estão sobrecarregados, antes mesmo do impacto das tarifas.
O desempenho abaixo do esperado do iShares U.S. Home Construction ETF reflete a expectativa dos investidores de que os construtores terão que absorver os custos mais elevados, o que pode prejudicar suas margens de lucro. Desde a eleição de Trump, as ações do fundo caíram 21%.
Além disso, as políticas de imigração adotadas pela administração Trump podem agravar a situação. Os construtores dependem de uma força de trabalho significativa composta por imigrantes não autorizados.
Se a repressão à imigração reduzir a disponibilidade de trabalhadores, os custos de construção podem aumentar ainda mais, com os salários crescendo a uma taxa superior à da economia em geral.
As constantes mudanças nas datas de implementação das tarifas também geram incerteza para os construtores, que precisam de previsibilidade para tomar decisões de investimento. O período entre a compra de terrenos e a conclusão de um projeto pode levar mais de três anos, e a falta de clareza sobre as tarifas pode dificultar o planejamento a longo prazo.

