Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FMotors

Test drive do novo Peugeot 2008: menos potência, mais estilo; vale a troca?

O SUV francês aposta em visual ousado, interior refinado e motor 1.0 turbo

Peugeot 2008 preza pela sofisticação e experiência ao volantePeugeot 2008 preza pela sofisticação e experiência ao volante - Foto: Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco

Em um mar de SUVs urbanos com linhas previsíveis e propostas semelhantes, o novo 2008 quebra o padrão com um design afiado, traços elegantes e uma presença que chama atenção por onde passa.

Agora fabricado na Europa e importado para o Brasil, ele quer ser mais do que apenas bonito. Traz visual ousado, acabamento refinado, tecnologia de ponta, mas a aposta para essa nova geração é em um motor com menos desempenho, mas que promete eficiência.

Antes mesmo de apertar o botão de partida, o carro já chama atenção pelo design externo sofisticado digno de um carro francês. A grade recortada, “as garras do leão” em DRL e LED que rasgam os faróis e a postura firme agradam o olhar.

Dirigimos o novo Peugeot 2008, na versão topo de linha GT, para entender se o modelo de visual provocante tem o que é preciso para enfrentar rivais fortes como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade e Hyundai Creta.

Tanto estilo e um consumo de combustível elogiável são suficientes para compensar a queda no desempenho em relação à geração anterior? Com motor 1.0 turbo de três cilindros, ele definitivamente não veio para correr, mas será que a nova proposta agrada?

Design que prende o olhar

Nova frente do Peugeot 2008 traz grade pintada da cor do veículo com efeito 3D,
Nova frente do Peugeot 2008 traz grade pintada da cor do veículo, com efeito 3D, “as garras do leão” em DRL e LED e a nova logo da marca. | Foto: Stellantis/Divulgação

Há quem discorde, mas é muito fácil achar o novo 2008 um dos SUVs mais bonitos da categoria. Durante o test drive, não faltaram olhares curiosos nas paradas de semáforos e estacionamentos. É o tipo de carro que faz as pessoas virarem os pescoços para olhar.

E não é para menos, já que a dianteira traz a nova identidade da Peugeot com imponência. Os faróis afilados em LED conectam-se com uma grade ampla, cheia de recortes que lembram escamas metálicas que ganham um efeito 3D e agora é pintada na cor do veículo. Além, é claro, das garras do leão nos DRLs verticais que são assinatura inconfundível da marca.

Nova traseira do Peugeot 2008.
Nova traseira do Peugeot 2008 | Foto: Stellantis/Divulgação

De perfil, rodas de até 17 polegadas e linhas que dão um toque esportivo e elegante ao mesmo tempo. Para as versões GT, é adicionado o teto bitom na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.

Na traseira, as lanternas em LED também fazem alusão às emblemáticas "três garras do leão", que reforçam o DNA felino de maneira mais sofisticada. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o novo lettering “Peugeot”, o que dá um ar de carro mais premium.

Já as dimensões não são tão robustas. O comprimento total é de 4,39 m, 1,99 m de largura e 1,54 m de altura.

Cabine que impressiona

Cabine do Peugeot 2008 impressiona pela tecnologia e conforto.
Cabine do Peugeot 2008 impressiona pela tecnologia e conforto | Foto: Stellantis/Divulgação

Ao entrar no novo 2008, fica claro que a Peugeot decidiu apostar em experiência. O painel de instrumentos da versão GT tem um desenho tridimensional que se projeta em camadas, e o acabamento surpreende.

Há plásticos macios, detalhes em tecido nas portas e até luz ambiente nas versões mais completas. Tudo bem resolvido, sem exageros, que torna o habitáculo um ambiente agradável.

A posição de dirigir exige uma breve adaptação. O famoso i-Cockpit da Peugeot está presente e traz aquela sensação de estar pilotando um carro de corrida: volante pequeno e painel elevado, o que facilita na hora da condução, já que não é preciso tirar muito a atenção da pista para verificar os dados. Parece estranho nos primeiros minutos, mas é muito fácil de acostumar.

 i-Cockpit da Peugeot traz volante pequeno e achatado em "D" e painel mais elevado | Foto: Stellantis/Divulgação

As teclas de alternância, com as principais funções do veículo, e os pedais são cromados, trazendo o toque de esportividade que já é conhecido do modelo.

Os bancos são bem desenhados, com bom apoio lateral e acabamento que varia entre tecido, couro e alcantara, dependendo da versão. Porém, até na versão na mais top, os ajustes ainda são manuais.

 Bancos do Peugeot 2008 tem forração premium e costura em verde da versão GT trazendo mais esportividade  Bancos do Peugeot 2008 tem forração premium e costura em verde da versão GT trazendo mais esportividade | Foto: Stellantis/Divulgação

O espaço interno é suficiente para quatro adultos com conforto dentro dos 2,60 m entre eixos. No banco traseiro, o quinto passageiro sofre um pouco com o túnel central, mas isso é comum entre os rivais.

Já o porta-malas de 434 litros está dentro da média.

Porta-malas do Peugeot 2008 tem capacidade e 434 litros. Porta-malas do Peugeot 2008 tem capacidade e 434 litros | Foto: Stellantis/Divulgação

Motorização com bom desempenho, mas sem emoção
O motor é um 1.0 turbo GSE de três cilindros, com 130 cv e 20,4 kgfm de torque. É o mesmo propulsor que equipa Fiat Pulse e Fastback, mas com uma calibração ligeiramente mais suave aqui.

Acoplado a um câmbio CVT que simula sete marchas, ele entrega uma condução tranquila, mas a entrega de potência é mais progressiva do que agressiva. O 0 a 100 km/h fica em torno de 10 segundos. Então não espere respostas imediatas ou muita esportividade.

Na cidade, ele se comporta bem, com acelerações suaves e retomadas suficientes para o uso urbano. Na estrada, é necessário planejar melhor as ultrapassagens, já que o CVT privilegia economia e conforto, não desempenho. Para quem conheceu o antigo 2008 com motor 1.6 THP turbo, o novo modelo vai parecer mais contido.

O motor 1.6 THP turbo foi substituído pelo 1.0 turbo para a nova geração do Peugeot 2008O motor 1.6 THP turbo foi substituído pelo 1.0 turbo para a nova geração do Peugeot 2008 | Foto: Stellantis/Divulgação

Nas saídas de semáforo, ele se mostra eficiente, mas no tempo dele. Em subidas ou ultrapassagens na estrada, o câmbio CVT simula trocas com competência, mas sempre com um pé na cautela. É um carro que convida a ter a experiência de dirigir, mas sem tanta pressa.

Por outro lado, o consumo é um ponto forte: é possível tirar médias de 11,5 km/l na cidade e até 14,8 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números caem, mas ainda são razoáveis.

Ele não corre, mas anda bem. Bebe pouco, e o bolso agradece.

Ao volante, a suavidade francesa
A dirigir o modelo, o novo Peugeot 2008 mostra logo que é um SUV com alma urbana e comportamento refinado. A suspensão tem acerto firme, típico dos modelos europeus, mas lida bem com imperfeições do asfalto. Buracos e lombadas são bem absorvidos, sem aqueles balanços excessivos.

A cabine, bem isolada acusticamente, contribui para o clima de sofisticação. Em velocidades normais, o ruído externo é mínimo. O motor só se faz ouvir em acelerações mais agressivas.

No dia a dia, o 2008 se mostra um carro confortável com a direção leve, a posição de dirigir elevada e os comandos intuitivos tornam o trânsito menos cansativo.

Outro ponto positivo é o sistema de som, que surpreende pela qualidade sem distorções.

Tecnologia e segurança como destaques
Se o motor não agrada tanto, o pacote tecnológico do novo 2008 impressiona. A central multimídia de 10 polegadas tem interface moderna, flui bem sem travamentos e tem espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Ele ainda conta com carregador por indução, que realmente mantém o celular no lugar mesmo em curvas mais fechadas, e há entradas USB-C para passageiros dianteiros e traseiros. O ar-condicionado é digital e dual zone e a versão GT conta ainda com a sofisticação do teto solar.

Novo Peugeot 2008 tem central multimídia de 10 polegadas com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Novo Peugeot 2008 tem central multimídia de 10 polegadas com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay | Foto: Stellantis/Divulgação

Nos sistemas de assistência, ele está entre os melhores do segmento. O piloto automático adaptativo é preciso, o alerta de ponto cego funciona bem e o assistente de permanência em faixa atua de forma suave, mantendo o carro no centro sem dar “puxões” mais agressivos.

O sistema de frenagem autônoma de emergência também funcionou bem quando um carro fechou rápido e freou bruscamente à frente e o 2008 reagiu com rapidez.

A cereja do bolo é a câmera 360° na versão topo, que facilita manobras com boa resolução e ângulos úteis. Outro detalhe bacana é o detector de fadiga, que analisa o padrão da sua direção e sugere pausas após longos períodos ao volante.

As teclas de alternância cromadas e o carregamento por indução são destaques na cabine do novo Peugeot 2008As teclas de alternância cromadas e o carregamento por indução são destaques na cabine do novo Peugeot 2008  | Foto: Stellantis/Divulgação
 
Concorrência
Frente ao Volkswagen T-Cross, o 2008 perde em desempenho e espaço interno, mas ganha em estilo, acabamento e equipamentos. Contra o Hyundai Creta, o francês é mais bem resolvido visualmente, mas menos potente e com menor espaço no banco traseiro. Já em relação ao Jeep Renegade, o 2008 é mais eficiente no consumo, mais leve e sofisticado, mas não tem o mesmo apelo off-road.

Seu grande trunfo está no design, no acabamento interno e nos equipamentos, especialmente em tecnologia e segurança. Por outro lado, quem busca força de motor ou muito espaço no banco traseiro pode se sentir mais à vontade em rivais diretos.

Enquanto o VW T-Cross aposta no ótimo espaço e motor forte, o Creta entrega equilíbrio entre equipamentos e desempenho, e o Renegade oferece robustez e tração 4x4 (em versões diesel), o Peugeot 2008 segue um caminho diferente, com menos força bruta, mais sofisticação.

A versão topo de linha GT do Peugeot 2008 conta com o teto-solar panorâmico.A versão topo de linha GT do Peugeot 2008 conta com o teto-solar | Foto: Stellantis/Divulgação

Ele não é o mais espaçoso e nem o mais rápido, mas com certeza é um dos mais charmosos.

E o preço também fica abaixo dos concorrentes. Para adquirir a versão GT, é preciso desembolsar cerca de R$ 160 mil.

Para quem é o novo 2008?

Peugeot 2008. Peugeot 2008 é um dos modelos mais elegantes da categoria | Foto: Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco

Definitivamente o Peugeot 2008 não foi feito para ser o mais rápido, nem o mais versátil da categoria. Se o consumidor prioriza desempenho esportivo ou espaço de sobra no banco traseiro, talvez o novo 2008 não seja a melhor escolha.

Mas para quem já está saturado dos mesmos SUVs de sempre e preza por um visual marcante, acabamento de qualidade, tecnologia e uma proposta mais refinada de condução, ele pode ser o diferencial na garagem, principalmente na versão GT, que é mais equipada e com custo-benefício que surpreende, entregando mais conteúdo por menos do que muitos rivais diretos.

Veja também

Newsletter