Trump considera demitir o presidente do Federal Reserve, diz Casa Branca
Trump já criticou o presidente do Fed
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua equipe compartilharam a possibilidade de demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse o principal assessor econômico da Casa Branca nesta sexta-feira (18).
“O presidente e sua equipe continuarão analisando o assunto”, disse o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, a repórteres quando questionado sobre a possibilidade de deixar Powell, um dia após Trump atacar o chefe do banco central.
Jerome Powell está na mira do presidente há vários dias devido à sua recusa em reduzir as taxas.
Leia também
• Tarifas vão elevar a inflação este ano e reduzir o crescimento dos EUA, diz membro do Fed
• Presidente do Fed, banco central dos EUA, indica possibilidade de manter juros altos
• Fluxo de turistas estrangeiros para os EUA cai 10% em março; banco prevê perda de US$ 90 bi este ano
"Não estou satisfeito com ele. Avisei a ele e, se eu quiser que ele saia, ele sairá de lá muito rápido, acredite", disse Donald Trump na quinta-feira.
O bilionário republicano não tem o poder de demitir diretamente os presidentes do Fed. Para remover Jerome Powell da carga, ele teria que iniciar um longo processo e demonstrar que cometeu uma falha grave.
Donald Trump nomeou Jerome Powell para liderar o Fed durante seu primeiro mandato em 2018, mas agora o acusa de politizar o banco central americano.
O presidente do Fed alertou, na quarta-feira, que os efeitos das tarifas de Trump “quase certamente levarão a um aumento pelo menos temporário da inflação”.
A magnata republicana aumentou as tarifas alfandegárias sobre produtos que entram nos Estados Unidos, impondo agora um mínimo universal de 10%.

