Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
tecnologia

Trump promete ações para estimular o uso e exportação de IA

Plano de ação vai facilitar para as empresas de tecnologia a construção de centros de dados necessários para treinar modelos de IA

 Trump deve assinar as ordens executivas em um evento do setor de tecnologia em Washington ainda hoje Trump deve assinar as ordens executivas em um evento do setor de tecnologia em Washington ainda hoje - Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

A administração Trump anunciou que reduzirá a burocracia e tomará medidas para impulsionar as exportações para empresas de tecnologia dos EUA, buscando acelerar o uso nacional de inteligência artificial.

Em seu "plano de ação" para IA divulgado nesta quarta-feira, 23, a administração delineou ações que, segundo ela, facilitam para as empresas de tecnologia a construção de centros de dados necessários para treinar modelos de IA e obter a energia de que necessitam para esses centros.

Espera-se que o presidente Trump assine ordens executivas em um evento do setor de tecnologia em Washington, mais tarde, colocando o plano em vigor.

"Vamos garantir que a América permaneça na vanguarda da revolução da inteligência artificial", disse o vice-presidente JD Vance no evento.

Leia também

• Tabata Amaral faz vídeo sobre riscos de medidas de Trump

• Trump anuncia plano de inteligência artificial para tornar EUA líder mundial na tecnologia

• STF reposta entrevista em que escritor diz que Brasil é mais democrático que EUA


O plano incorpora propostas buscadas pelo setor de tecnologia. Empresas de tecnologia têm solicitado aos oficiais da administração que ajudem na expansão de centros de dados do setor, citando o que argumentam serem os benefícios para a economia e os riscos à segurança nacional de ficar atrás de adversários como a China.

"O plano do presidente Trump acelerará a prontidão da infraestrutura para que a IA possa ser desenvolvida e utilizada aqui, além de ajudar estudantes e trabalhadores a adquirir as habilidades necessárias para vencer em uma economia global impulsionada por IA", postou Fred Humphries, vice-presidente corporativo de assuntos governamentais dos EUA da Microsoft, no X. Fonte: Dow Jones Newswires.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

 

Veja também

Newsletter