Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Vazamento de barragem em Sertânia foi sanado com rochas, diz Ministério

Além de assegurar segurança do reparo, ministro Helder Barbalho garantiu que água da Transposição chega à Paraíba no próximo sábado

Barragem rompe em SertâniaBarragem rompe em Sertânia - Foto: Cecília Souza/Acervo pessoal

O vazamento ocorrido na barragem de Barreiros – no município de Sertânia, Sertão de Pernambuco - na última sexta (3) foi totalmente vedado na madrugada do sábado (4), segundo informação do Ministério da Integração Nacional. “As obras de reforço da estrutura foram realizadas com sucesso e contaram com a instalação de rochas com mais de uma tonelada para garantir a segurança da barragem”, completou a nota enviada pela pasta.

Leia mais:
Parte da Transposição, barragem vaza em Sertânia
Em Sertânia, força da água ainda causa transtornos

No mesmo informe, o Ministério divulgou que a água do rio São Francisco chegará ao estado da Paraíba no próximo sábado (11), via canais do projeto da Transposição. A informação teria sido assegurada pelo ministro Helder Barbalho, aos reservatórios Barreiro (PE), Campos (PE), na barragem Camalaú (PB) e no açude Poções (PB).

“A nossa previsão é de que possamos no próximo sábado fazer a entrega da água na Paraíba e, assim, ver garantida a funcionalidade do Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco”, afirmou ministro Helder Barbalho.

Barragem
Na última sexta-feira (3), a barragem de Barreiros, que tem capacidade de armazenamento de 2,216 milhões de m³ de água, rompeu e chegou a inundar alguns trechos do distrito de Rio da Barra. Na ocasião, a prefeitura de Sertânia precisou remover cerca de 60 famílias de 10 comunidades diferentes. Em torno de 200 famílias residem no trecho que acompanhou a vazão do reservatório.

Veja também

Newsletter