Vazamento de barragem em Sertânia foi sanado com rochas, diz Ministério
Além de assegurar segurança do reparo, ministro Helder Barbalho garantiu que água da Transposição chega à Paraíba no próximo sábado
O vazamento ocorrido na barragem de Barreiros – no município de Sertânia, Sertão de Pernambuco - na última sexta (3) foi totalmente vedado na madrugada do sábado (4), segundo informação do Ministério da Integração Nacional. “As obras de reforço da estrutura foram realizadas com sucesso e contaram com a instalação de rochas com mais de uma tonelada para garantir a segurança da barragem”, completou a nota enviada pela pasta.
Leia mais:
Parte da Transposição, barragem vaza em Sertânia
Em Sertânia, força da água ainda causa transtornos
No mesmo informe, o Ministério divulgou que a água do rio São Francisco chegará ao estado da Paraíba no próximo sábado (11), via canais do projeto da Transposição. A informação teria sido assegurada pelo ministro Helder Barbalho, aos reservatórios Barreiro (PE), Campos (PE), na barragem Camalaú (PB) e no açude Poções (PB).
“A nossa previsão é de que possamos no próximo sábado fazer a entrega da água na Paraíba e, assim, ver garantida a funcionalidade do Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco”, afirmou ministro Helder Barbalho.
Barragem
Na última sexta-feira (3), a barragem de Barreiros, que tem capacidade de armazenamento de 2,216 milhões de m³ de água, rompeu e chegou a inundar alguns trechos do distrito de Rio da Barra. Na ocasião, a prefeitura de Sertânia precisou remover cerca de 60 famílias de 10 comunidades diferentes. Em torno de 200 famílias residem no trecho que acompanhou a vazão do reservatório.

