Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MERCADO DE AÇÕES

Vendas da Tesla caem 49% em abril na Europa, em reação contra Musk; chinesa SAIC cresce

A montadora busca se recuperar de protestos e boicotes devido à intromissão de Musk na política dos EUA

 Uma vista aérea mostra carros estacionados na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia Uma vista aérea mostra carros estacionados na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia - Foto: Josh Edelson / AFP

As vendas da Tesla caíram 49% em 32 países da Europa, em abril, apesar da aceleração do crescimento do mercado de carros elétricos, de acordo com números divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), nesta terça-feira, 27. No total, foram 7.261 veículos entregues, ante 14.228 no mesmo mês em 2024, o que indica uma reação negativa contra o CEO da montadora, Elon Musk, por suas posições políticas.
 

Os números, que abrangem os 27 países-membros da União Europeia (UE) e cinco outras nações fora do bloco, corroboram dados iniciais da Suécia, Holanda e Dinamarca, divulgados no início deste mês, que apontavam para um colapso nas vendas da Tesla. Nos primeiros quatro meses deste ano, as vendas europeias da montadora caíram cerca de 39%, para 61.320 unidades.

A montadora de Musk busca se recuperar de protestos e boicotes devido à intromissão do CEO na política dos EUA e enfrenta uma intensificação da concorrência de marcas rivais de veículos elétricos, especialmente da China. A Tesla também está sofrendo porque teve que fechar fábricas por várias semanas para atualizar seu utilitário esportivo mais vendido, o Model Y, o que reduziu o fornecimento.

Segundo os dados da ACEA, por outro lado, as vendas de veículos elétricos de todos os fabricantes aumentaram cerca de 28%, enquanto as vendas de carros movidos a gasolina e diesel caíram. Dentre marcas chinesas, as vendas da SAIC aumentaram 54% no mês passado. 
 

Veja também

Newsletter