Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MERCADO

Wall Street fecha sem tendência definida, à espera de reunião EUA-China sobre tarifas

Dow Jones Industrial caiu 0,29%

Um operador analisa diferentes índices de ações no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE)Um operador analisa diferentes índices de ações no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) - Foto: Timothy A. Clary / AFP

A Bolsa de Valores de Nova York fechou sem tendência definida e perto do equilíbrio nesta sexta-feira (9), nervosa à espera da reunião entre Estados Unidos e China neste fim de semana sobre tarifas no âmbito da guerra comercial iniciada por Washington.

O índice principal de Wall Street, o Dow Jones Industrial, caiu 0,29%, enquanto o Nasdaq, de base tecnológica, fechou estável, e o índice ampliado S&P 500 terminou com leve baixa de 0,07%.

"O mercado teve um dia bastante tranquilo e sem novidades", resumiram os analistas do site especializado Briefing.com em nota.

"Os investidores esperam com impaciência um acontecimento durante o fim de semana que provavelmente movimente o mercado", explicaram.

O mercado local ficará atento à reunião entre o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, em Genebra, no sábado e no domingo, com a questão das tarifas aduaneiras como pano de fundo.

Os Estados Unidos impuseram em sequência uma série de sobretaxas aos produtos procedentes da China que, no total, somam 145%, além das tarifas já existentes.

Pequim respondeu com a imposição de tarifas de 125% aos produtos americanos.

Mas o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pareceu estender a mão a Pequim nesta sexta, ao sugerir que poderia reduzir esses encargos punitivos para 80%.

"Os investidores esperam um bom resultado, mas não querem correr nenhum risco na medida em que se aproxima o fim de semana", declarou à AFP Jack Albin, da Cresset.

Veja também

Newsletter