Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Santa Cruz

A um mês do início da Série C, Santa tem o pior aproveitamento entre equipes do Grupo A

Com 33,3% o Santa Cruz tem o pior início de temporada entre os clubes do Grupo A; Manaus tem o melhor desempenho

Troféu da Série CTroféu da Série C - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Pouco mais de dois meses após o início da temporada 2021, o Santa Cruz acumula o pior aproveitamento entre as dez equipes que compõem o Grupo A da edição 2021 da Série C.

A disputa da terceira divisão do Campeonato Brasileiro está prevista para ter início no dia 29 de maio. A primeira rodada ainda terá jogos nos dias 30, um sábado, e 31, um domingo. De acordo com o calendário divulgado pela CBF, o torneio deve terminar no dia 21 de novembro.  

Com apenas 33,3% de aproveitamento a equipe Coral disputou 18 partidas na temporada e acumulou eliminações na Copa do Brasil e no Nordestão, que aconteceu de forma precoce, ainda na primeira fase da competição. Veja como estão os outros nove clubes que disputarão, junto ao Santa, uma vaga na fase final da terceira divisão.

Altos-PI
O Altos começou a temporada sob o comando do técnico Fernando Tonet, que estava há um ano e meio no comando da equipe. Com Tonet, o Altos conseguiu o acesso à Série C e uma classificação inédita às quartas de final da Copa do Nordeste, em 2021. Na ocasião, o Jacaré foi eliminado pelo Vitória. Após a eliminação, o técnico pediu afastamento do cargo e foi substituído por Marcelo Vilar. 

Foram 18 partidas na temporada 2021 (nove pelo Nordestão e nove pelo Campeonato Piauiense), sendo seis vitórias, seis empates e seis derrotas, totalizando um aproveitamento de 44,4%. Na última quarta-feira (28), o Altos foi goleado pelo Flamengo/PI pelo placar de 4x0.

Botafogo-PB
O Botafogo começou a temporada sob o comando do técnico Marcelo Vilar, hoje no Altos, mas, depois de uma eliminação precoce na primeira fase do Nordestão, o treinador deixou o comando do clube sem ter vencido uma partida sequer. Gerson Gusmão, que substituiu Vilar, não teve tempo de mudar o cenário na competição regional, mas lidera, provisoriamente, o Campeonato Paraibano. 

O Belo disputou 11 partidas na temporada 2021 e, até o momento, está com um aproveitamento de 45,5%. Foram apenas três vitórias, seis empates e duas derrotas entre Nordestão e Campeonato Paraibano. 

Ferroviário-CE
O início da temporada do Ferroviário foi marcado pela frustração na Copa do Brasil. Após ter empatado com América/MG no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o clube cearense teve um gol de pênalti anulado que custou a classificação à terceira fase da competição nacional. 

O Ferrão tem 76,7% de aproveitamento. Em 10 partidas (duas pela Copa do Brasil e oito pelo Cearense, contando com a primeira fase) foram sete resultados positivos, dois empates e apenas uma derrota. 

Floresta-CE
Fora do Campeonato Cearense, o Floresta não disputou nenhuma partida oficial em 2020. A estreia do time comandado por Leston Júnior será contra a Jacuipense, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico, ex-Santa Cruz, levou o clube à terceira divisão pela primeira vez após boa campanha na Série D do ano passado. 

Jacuipense-BA
Pelo Campeonato Baiano, única competição que o clube de Riachão do Jacuípe disputa antes da Série C, foram sete jogos, uma vitória, cinco empates e uma derrota, totalizando um aproveitamento de 38,1%
 

Manaus-AM
O primeiro adversário do Santa Cruz na Série C de 2021 tem a melhor campanha do Campeonato Amazonense após oito partidas disputadas. Na Copa do Brasil, a equipe comandada por Luizinho Lopes venceu o Jaraguá/GO na primeira fase, mas foi goleado pelo Bahia na segunda. 

Com o melhor desempenho até aqui, o clube manauara tem 77,8% de aproveitamento. Entre Copa do Brasil e estadual, foram 12 partidas, das quais o Gavião venceu nove, empatou uma e perdeu duas. Um destaque positivo é a média de gols da equipe: foram 27 marcados na temporada até o momento, uma média de 2,25 gols por jogo. 

Paysandu-PA
Comandado pelo ex-Santa Itamar Schüle, o Paysandu sobrou na primeira fase do Paraense e avançou ao mata-mata com a segunda melhor campanha do estadual, atrás apenas do Remo. 

Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil diante do CRB, o Papão tem um bom aproveitamento no início de temporada. Foram 10 jogos, sete vitórias, um empate e duas derrotas; um aproveitamento de 73,3%.

Santa Cruz
O tricolor do Arruda foi, junto com o Altos/PI, o time que mais entrou em campo entre as equipes do Grupo A da Série C 2021. Entre Copa do Nordeste, Campeonato Estadual e Copa do Brasil, o Santa já disputou 18 partidas na temporada. Com cinco vitórias, três empates e dez derrotas, a Cobra Coral tem 33,3% de aproveitamento, o pior entre todas as equipes do grupo. 

Tombense-MG
Garantido nas semifinais do Campeonato Mineiro, o Tombense vai enfrentar o Atlético-MG nas semifinais do estadual. Recentemente, o clube perdeu o técnico Bruno Pivetti, que acertou com o CSA. Para a vaga deixada por Pivetti, Rafael Guanaes, ex-Sampaio Corrêa, foi contratado. 

Eliminada da Copa do Brasil pelo Vasco na segunda fase, o Tombense tem 53.8% de aproveitamento até esta altura da temporada. Em 13 partidas, os mineiros venceram cinco, empataram seis e perderam duas. 

Volta Redonda-RJ
Após uma boa campanha no Campeonato Carioca, o Voltaço conseguiu se classificar às semifinais do estadual. Neste sábado (1º), a equipe entra em campo para o primeiro jogo contra o Flamengo. O maior destaque do Volta Redonda está no setor ofensivo. Com nove gols, o atacante Alef Manga é o artilheiro do campeonato estadual. 


Até o momento, o Voltaço disputou 13 partidas na temporada 2021. Foram sete vitórias, quatro empates e somente duas derrotas; o que resulta em um aproveitamento de 64,1%.

Veja também

Newsletter