Logo Folha de Pernambuco

Série B

Em jogo morno, Sport empata com Ceará, no Castelão, mas segue no G4 da Série B

Com resultado, Sport chega ao terceiro jogo de invencibilidade na competição

Lucas Lima tenta jogada pelo Sport contra o CearáLucas Lima tenta jogada pelo Sport contra o Ceará - Foto: Paulo Paiva/SCR

O tabu de 20 anos sem vencer o Ceará, fora de casa, não foi quebrado. Agora, são 12 jogos seguidos sem derrotar o rival em solo cearense. Mas, o empate em 0x0 conquistado na noite desta quinta-feira (20), no Castelão, pela 11ª rodada, foi o suficiente para manter o Sport no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Rubro-negro chegou aos 19 pontos, ficando um à frente de Santos, Goiás e Coritiba, e manteve a quarta colocação do início da rodada. Além disso, chegou ao terceiro jogo de invencibilidade na competição. Com três pontos a menos, o Vozão, por sua vez, aparece na décima posição na tabela.  

Em meio às ausências - duas por suspensão e cinco por lesão -, o técnico Mariano Soso optou por escalar um time com a formação que tentou implementar em sua chegada ao Sport.

O treinador mandou a campo uma equipe com três zagueiros, no intuito de dar mais liberdade aos laterais, quando o Leão fosse detentor da posse de bola, e sofresse menos na hora de se defender. No primeiro tempo, apesar das poucas emoções, a escolha surtiu efeito. 

Durante os 45 minutos iniciais, o Sport teve uma posse de bola acima dos 60% e tentava chegar sempre em jogadas armadas por Lucas Lima.

Na retaguarda, bem postado, o Rubro-negro sequer viu o Ceará assustar a meta de Caíque França, apesar dos cearenses finalizarem duas vezes a mais - 8x6. Pelo contrário, foi do time pernambucano a melhor chance, com Tití Ortiz. Cara a cara com Richard, o argentino parou em grande intervenção do goleiro, aos 46 minutos. 

Presa fácil para a boa marcação do Sport, o Ceará voltou com Guilherme Castilho na vaga de Recalde para o segundo tempo, buscando ter uma postura mais agressiva. Passou, então, a brilhar a estrela de Caíque França.

Se pouco apareceu na etapa inicial, o goleiro foi determinante para evitar que o Vozão abrisse o placar logo no início da etapa complementar. Primeiro, o camisa 22 fez boa defesa em chute de Saulo Mineiro, que estava livre na área. No lance seguinte, o arqueiro pegou a cabeçada do centroavante alvinegro, no canto esquerdo. 

Com Gustavo Coutinho isolado e vendo o Ceará gostar do jogo, Mariano Soso optou pelas entradas de Pablo Dyego, Pedro Vilhena e Pedro Martins, nas vagas de Riquelme, Fábio Matheus e Tití Ortiz, respectivamente. Com sangue novo, o Leão veio assustar o gol defendido por Richard, aos 23.

Em sua primeira participação na partida, Pedro Martins arriscou de fora da área e viu o goleiro cearense voar para fazer a defesa e mandar para escanteio. Como resposta, cinco minutos mais tarde, Ramon Menezes subiu mais alto que a zaga do Sport e assustou Caíque França, após cobrança de escanteio. 

Ficha do jogo

Ceará 0
Richard; Raí Ramos, Ramon Menezes, Matheus Felipe (Yago) e Matheus Bahia; De Lucca, Lourenço (Facundo Castro) e Recalde (Guilherme Castilho); Erick Pulga, Barceló (Aylon) e Saulo Mineiro (Kaíque). Técnico: Vagner Mancini.

Sport 0
Caíque França; Roberto Rosales, Alisson Cassiano, Luciano Castán, Chico e Riquelme (Pablo Dyego); Felipe, Fábio Matheus (Pedro Vilhena) e Lucas Lima; Tití Ortiz (Pedro Martins) e Gustavo Coutinho (Vini Faria). Técnico: Mariano Soso. 

Local: Arena Castelão (Fortaleza/CE)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Maurício Coelho Silva Penna (ambos do RS)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gols:
Cartões amarelos: De Lucca, Aylon, Guilherme Castilho, Kaíque, Matheus Bahia (CEA); Luciano Castán, Tití Ortiz (SPT)

Veja também

Super Santa, torcedor símbolo do Santa Cruz, morre em acidente de moto no Recife
LUTO NO ARRUDA

Super Santa, torcedor símbolo do Santa Cruz, morre em acidente de moto no Recife

Retorno de Neymar repercute na imprensa internacional: 'Volta mágica'
destaque

Retorno de Neymar repercute na imprensa internacional: 'Volta mágica'

Newsletter