Cilic vence Querrey e busca seu segundo título de Grand Slam
Croata venceu o americano por 3 sets a 1 e está na decisão de Wimbledon
O croata Marin Cilic, número 6 do mundo, se classificou para sua primeira final de Wimbledon ao derrotar nesta sexta-feira o americano Sam Querrey (28º) em quatro sets, 6-7 (6/8), 6-4, 7-6 (7/3) e 7-5.
O campeão do US Open-2014 se tornou o segundo croata a alcançar a final do Grand Slam londrino, seguindo os passos de seu ex-técnico Goran Ivanisevic, campeão em 2001. O adversário de Cilic no domingo sairá do confronto na outra semifinal entre o suíço Roger Federer e o tcheco Tomas Berdych.
Cilic, treinado atualmente pelo sueco Jonas Bjorkman, precisou esperar por sua 11ª participação em Wimbeldon para chegar à final do torneio pela primeira vez.
Seu melhor resultado até então havia sido as quartas de final, nas quais foi derrotado nas últimas três edições. No ano passado, foi derrotado por Federer depois de desperdiçar três match-points.
Cilic jogará sua segunda final de Grand Slam. Há três anos, conquistou o título em Nova York, onde venceu Federer nas semifinais e o japonês Kei Nishikori na final.
Na sexta-feira, na Quadra Central do All England Club, Cilic derrubou um gigante de sua mesma altura (1.98 m), derrotando Querrey na 'batalha de aces' (25 contra 13).
"Foi uma batalha dura, com um alto nível de jogo. Ele sacou muito bem no primeiro set. Depois acho que fui melhor na devolução e o coloquei em mais dificuldade", analisou Cilic, que manteve a invencibilidade contra Querrey (5 vitórias).

