Contagem regressiva: Brasil se prepara para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago
Delegação embarca a partir do próximo domingo (12) em busca de vitórias e vagas para as Olimpíadas de Paris 2024
No dia 17 de novembro, terão início os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. A competição vai até o dia 26 do mesmo mês e a delegação brasileira será composta por 324 atletas de 17 modalidades, com embarque programado para domingo (12).
O Comitê Paralímpico Brasileiro convocou paratletas para representar o País em diversas modalidades, incluindo atletismo, bocha, ciclismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa, entre outras. A delegação é diversificada, composta por 190 homens e 134 mulheres, representando 23 estados e o Distrito Federal.
Nas últimas quatro edições, o Brasil tem impressionado na competição e, desde a edição de 2007, no Rio de Janeiro, mantém consistentemente o topo do quadro de medalhas. O feito se repetiu em Guadalajara (2011), Toronto (2015) e Lima (2019). A expectativa é que em Santiago essa tradição de excelência seja mais uma vez preservada.
Leia também
• Pan com brilho feminino amplia delegação brasileira rumo à Olimpíada
• Pan de Santiago encerra com recorde de medalhas para o Brasil, que fica em segundo no ranking
• Pan: Brasil fatura mais 2 pratas no tiro com arco e vaga em Olimpíadas de Paris 2024
Os brasileiros buscarão vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em oito modalidades, como basquete em cadeira de rodas, bocha e tênis de mesa. Os critérios de classificação variam de acordo com a modalidade, sendo que o Brasil conta com 79 competidores medalhistas em mundiais neste ano.
Dentre os convocados, 51 têm até 23 anos, alinhando-se à meta de renovação do CPB. A natação destaca-se como uma das modalidades com mais paratletas sub-23, incluindo a paranaense Kauana Beckenkamp, de 14 anos, a atleta mais jovem da delegação.

