Cyborg defende título do UFC contra Holm, neste sábado
Será a primeira defesa de cinturão da curitibana, que não perde uma luta desde a estreia no MMA, em 2005
Neste sábado (30), em Las Vegas, a brasileira Cris Cyborg, campeã peso-pena do UFC, defende o cinturão pela primeira vez em evento que coloca um ponto final nas atividades da famosa franquia de MMA neste ano. A adversária da curitibana é a ex-campeã peso-galo Holly Holm, que ganhou notoriedade após desbancar a até então invicta Ronda Rousey, em 2015.
Holm, no entanto, pouco degustou do gostinho de campeã. Quatro meses após fazer história, perdeu na primeira defesa de cinturão para Miesha Tate. Depois de outro revés, ante Valentina Shevchenko, ela migrou para uma categoria acima, a peso-pena, para disputar o cinturão inaugural. Mas fora derrotada por Germaine de Randamie, em fevereiro. No retorno ao peso-galo, venceu Bethe Correia, em junho, e agora tem mais uma chance de título.
Cyborg tem 12 anos de invencibilidade na carreira. Perdeu apenas em sua estreia no MMA, ainda em 2005. Desde então, somou 18 vitórias, sendo 16 delas por nocaute. Seus golpes são famosos pela precisão e pela potência, que costuma desestabilizar as adversárias. Holm é uma rival perigosa pela sua origem do boxe, esporte no qual foi campeã em três diferentes categorias. Sabe contra-atacar como poucas, além de ter influência também do kickboxing.
"Holly tem bastante lutas de boxe, e tem o jogo de perna em que ela corre bastante. Acho que essa luta vai ser o momento de ter mais paciência. É uma grande adversária para mim. Espero que ela não corra, que venha para o jogo para não ficar uma luta chata", disse Cyborg.
Brasil
O UFC 219 tem a presença de outros dois brasileiros. Na co-luta principal, Edson Barboza luta com o russo Khabib Nurmagomedov, que nunca perdeu em 24 lutas. Apesar desse retrospecto do adversário, o brasileiro está confiante de que vencerá o duelo para, então, conseguir a chance da tão aguardada revanche contra o campeão interino dos leves, Tony Ferguson.
"Podem esperar o melhor Edson Barboza que já pisou no octógono. Estou treinando demais, sei que agora é a minha hora, estou pronto para ser campeão do UFC", disse o brasileiro.
Já Matheus Nicolau, que volta a lutar após um ano suspenso por ser flagrado em doping fora de competição, enfrenta o havaiano Louis Smolka no card preliminar, pelo peso-mosca. O
brasileiro volta ao octógono depois de cumprir um ano de suspensão após testar positivo em um exame antidoping fora do período de competição. Ele vem de sequência de cinco vitórias, sendo duas no UFC. Já Smolka vive má fase: perdeu três lutas seguidas e está a um passo de perder o emprego na organização.
UFC 219
Card Principal (a partir da 0h, horário do Recife)
Peso-pena: Cris Cyborg x Holly Holm
Peso-leve: Khabib Nurmagomedov x Edson Barboza
Peso-leve: Dan Hooker x Marc Diakiese
Peso-palha: Cynthia Calvillo x Carla Esparza
Peso-meio-médio: Carlos Condit x Neil Magny
Card Preliminar (a partir de 21h, horário do Recife)
Peso-meio-pesado: Khalil Rountree x Michal Oleksiejczuk
Peso-pena: Myles Jury x Rick Glenn
Peso-mosca: Louis Smolka x Matheus Nicolau
Peso-médio: Marvin Vettori x Omari Akhmedov
Peso-mosca: Tim Elliott x Mark De La Rosa

