Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol

Desfalcado, Brasil enfrenta presa favorita pelas Eliminatórias da Copa

Seleção terá que superar ausências para ampliar retrospecto contra a Venezuela

Gabriel Jesus assume o posto de Neymar, que se recupera de lesãoGabriel Jesus assume o posto de Neymar, que se recupera de lesão - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira enfrentará no Morumbi, a partir das 21h30 de hoje, uma de suas presas favoritas no continente sul-americano. Adversária desta noite pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, a Venezuela ainda não pontuou no torneio. De quebra, poderá proporcionar ao Brasil o melhor início de campanha no classificatório. A equipe não começa a disputa com três vitórias desde o qualificatório para a Copa de 1982. O time pentacampeão abriu sua caminhada para o Mundial de 2022 com um triunfo sobre a Bolívia por 5x0, em São Paulo, e uma virada por 4x2 contra o Peru, em Lima. 

Nem mesmo a enxurrada de desfalques da Seleção Brasileira inibe o amplo favoritismo do time comandado pelo técnico Tite, que vai para a partida com mudanças em relação à última formação, que venceu o Peru em outubro, fora de casa. A primeira delas está no gol. Mesmo com o retorno de Alisson, o goleiro Ederson será o titular no gol. Allan, que brigava com Arthur e Bruno Guimarães para substituir Casemiro (infectado com Covid-19), assume a vaga no meio. Everton Ribeiro entra no lugar de Philippe Coutinho, cortado por lesão, enquanto Gabriel Jesus assume o posto de Neymar, em recuperação de uma lesão na coxa esquerda. A expectativa é que o atacante do PSG esteja apto para o duelo contra o Uruguai, na próxima terça. 

Desde a convocação para as partidas contra Venezuela e Uruguai, o técnico Tite já realizou seis cortes. Foram eles os zagueiros Rodrigo Caio e Éder Militão, os volantes Fabinho e Casemiro, o meia Philippe Coutinho, além do lateral-direito Gabriel Menino, que vinha treinando com o grupo, mas ontem testou positivo para Covid-19. Nos lugares dos atletas mencionados, foram convocados Diego Carlos, Felipe, Allan, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá. 

No último treino preparatório antes de enfrentar a Venezuela pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, ontem, o técnico Tite orientou um trabalho técnico-tático sem divisão entre titulares e reservas e não permitiu a transmissão das atividades de bolas paradas defensivas - a imprensa não tem acesso ao local de treinos por causa dos protocolos de segurança contra a Covid-19. 

Venezuela
Entre os 30 convocados pelo técnico José Peseiro para as partidas contra Brasil e Chile, há nomes conhecidos dos torcedores brasileiros. O meia Otero (Corinthians), os pontas Savarino (Atlético-MG) e Soteldo (Santos) e o atacante Hurtado (Bragantino) são jogadores que atuam no Brasil.

Ficha técnica

Brasil
Ederson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan, Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison. Técnico: Tite.

Venezuela
Faríñez; Rolf Feltscer, Yordan Osorio, Wilker Ángel e Roberto Rosales; Darwin Machís, Cristian Cásseres, Tomás Rincón, Junior Moreno e Jhon Murillo; Salomón Rondón. Técnico: José Peseiro.

Local: Morumbi (São Paulo)
Horário: 21h30. Árbitro: Juan Gabriel Benitez (PAR). Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (PAR). VAR: Eber Aquino (PAR)Transmissão TV: Globo e Sportv 

Como assinar

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.   

Veja também

Newsletter