Logo Folha de Pernambuco
Jogos Universitários

Fape finaliza 2024 com recorde de inscrições nos Jogos Universitários de Pernambuco

Foram, ao todo, mais de 1,7 mil promessas dos esporte pernambucano competindo ao longo de todo o ano

Jogos Universitários de Pernambuco Jogos Universitários de Pernambuco  - Foto: Chico Peixoto/Fape

A Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE) finalizou 2024 com recorde de instituições de ensino e atletas inscritos ns Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs). Foram, ao todo, 1.741 competidores competidores, vindos de 31 universidades de 18 municípios do Estado.

A primeira posição na classificação geral foi para a Uninassau Recife, que encerra o ano como maior vencedora dos JUPs 2024. Em segundo lugar está a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  e, em terceiro, a Universidade de Pernambuco (UPE). 

Foram promovidos torneios de diversos esportes ao longo de todo o ano, com modalidades masculina e feminina, como basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, natação, tênis, futevôlei, e-sports, dentre outros. As competições, além de contribuirem para o ranking geral do Estado, também serviam como preparação dos atletas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Presente em todas as competições da CBDU, Pernambuco também sediou o JUBs Fut, em abril, com apoio da Prefeitura do Recife. Como premiação por liderar o ranking nacional, a organização ganhou também a chance de receber a primeira edição do Nordestão Universitário. 

As universidades pernambucanas também tiveram destaque nacional em 2024. A Uninassau conquistou, em 2024, o Troféu Eficiência Professor Luizão, com 1.922 pontos, e tornou-se heptacampeã nacional entre as faculdades.Outras instituições de Pernambuco também integram o ranking, como a  UFPE (17º lugar, com 373 pontos) e a UPE (38º lugar, com 135 pontos).

Veja também

Newsletter