Flávio Trevisan será consultor do Náutico
Profissional vai aplicar o "Sistema Exos" a partir do dia 14 de dezembro, na reapresentação do Timbu
O preparador físico Flávio Trevisan acaba de acertar com o Náutico para dar consultoria ao clube pernambucano. Ele vai introduzir o Sistema Exos já a partir do dia 14 de dezembro, quando os jogadores se reapresentam para a temporada 2018.
A proposta do Náutico era para que ele assumisse a preparação física, mas a realidade financeira do clube impediu um acordo. Trevisan fechou um trabalho de consultoria de preparação física. Ele estará na segunda-feira (11) no Recife para fazer a programação da pré-temporada e deve acompanhar o primeiro mês de perto.
"Neste começo, vou mostrar slides aos profissionais da área, fazer a parte prática. Durante o ano de 2018, irei ao Recife um vez a cada dez, quinze dias. Vai depender da necessidade", afirmou.
Ele terminará nesta semana a terceira fase de estudos do Exos, em São Paulo, e se tornará um mentorship do Sistema que nasceu nos Estados Unidos e é usado pela Seleção da Alemanha desde 2005 e no Brasil, por Flamengo e Atlético-PR.
"O Exos tem quatro pilares de sustentação: mentalidade, nutrição, movimento e recuperação. Começa com o atleta passando por um processo de preparação para o treino uma hora antes de ir a campo", explicou.
A esse processo chama-se “Preparação de pilar”, que consiste em sete itens: massagem, alongamento, ativação, ativação com mini bandas, alongamento dinâmico, integração do movimento e ativação neural.
Os outros componentes do Sistema Exos de treinamento são a preparação do movimento, a pliometria, habilidades de movimento, bola medicinal, força-potência, desenvolvimento dos sistemas energéticos e regeneração . “Realmente um Sistema extremamente seguro e eficaz”, enfatiza o preparador físico.
É através desse sistema que os preparadores físicos do Náutico vão poder mapear o perfil atlético dos jogadores, além de aperfeiçoar a capacidade de melhorar o desempenho no campo e minimizar o risco de lesão. “Ele permite adequar o padrão de movimento do atleta. Vai fortalecer os pontos fortes e eliminar as fraquezas. Isso cria um aumento enorme de potência, velocidade e explosão.”
No entendimento do preparador físico, o Sistema Exos pode ajudar a redefinir os limites do desempenho humano. “É um caminho sem volta. Os clubes daqui vão acabar tendo que utilizá-lo. Essa preparação não será o futuro, já é o presente.”

