Giaffone faz a pole na etapa de Caruaru da Copa Truck
Conhecido como "Rei de Caruaru", o paulista tem cinco títulos de Truck conquistados no autódromo pernambucano
Na hora da verdade, deu novamente Felipe Giaffone. Depois de liderar tudo em Campo Grande e dominar os primeiros treinos em Caruaru, sendo superado apenas nos treinos livres desta sexta-feira (7), quando o pernambucano Beto Monteiro foi o mais rápido, o paulista deu o troco para conquistar a pole da etapa pernambucana da Copa Truck.
O piloto da Volkswagen sairá na frente graças ao tempo de 1min52s565 registrado na melhor volta da sessão única classificatória, abrindo vantagem de pouco mais de quatro décimos sobre o Mercedes-Benz de Wellington Cirino. A segunda fila será ocupada por David Muffato, outro representante da VW, e o surpreendente pernambucano Sérgio Ramalho, estreante que colocou o Ford da equipe DF na quarta colocação. Djalma Fogaça (Ford) e Leandro Totti (Volvo) formam a terceira.
Leia também:
Beto Monteiro: versatilidade a serviço do automobilismo
A forma exibida por Giaffone impressiona, mas ele prefere desautorizar comemorações antecipadas em relação à rodada dupla de amanhã no Autódromo Internacional Ayrton Senna. “Sabíamos que tínhamos um equipamento bom no seco, mas com pneus de chuva era uma interrogação”, lembrou.
Com a instabilidade climática, os treinos classificatórios foram declarados em condições de chuva pela direção de prova, o que obrigou as equipes a calçarem pneus específicos apesar de o asfalto estar praticamente seco no momento do qualifying. “Sei que não estamos tão bem no molhado e a previsão do tempo para sábado não é boa. Por isso, vamos ter de trabalhar bastante antes da corrida. Vou tentar ganhar as duas, mas o foco evidentemente será a primeira. Aqui não é fácil ultrapassar e a inversão dos seis primeiros do grid torna tudo mais difícil”, acrescentou.
A segunda fila terá como um dos ocupantes o paranaense Muffato, que vem cumprindo uma temporada muito consistente desde o início da temporada. Ele terá ao lado um nome ainda pouco conhecido pelo público da Truck, o pernambucano Sérgio Ramalho.
Enquanto o campeão da Copa Centro-Oeste Beto Monteiro não conseguia sequer abrir a primeira volta antes da quebra da embreagem, o que o deixará no fim do pelotão na primeira bateria, o conterrâneo Sérgio Ramalho mostrava o cartão de visitas com um inesperado quarto lugar. “Eu achava que um oitavo seria uma expectativa positiva, então só posso estar muito feliz”, comemorou. Ele partirá logo à frente do parceiro e patrão Djalma Fogaça, que não pôde saborear a segunda volta mais rápida por ter excedido a velocidade máxima de 160 km/h no radar.
A largada da primeira bateria está marcada para as 14h08, enquanto a segunda começará às 14h43, ambas com transmissão ao vivo pelo SporTv 2.
O grid ficou assim:
1 – Felipe Giaffone (VW), 1min52s565
2 – Wellington Cirino (Mercedes), a 0s423
3 – David Muffato (VW), a 1s219
4 – Sérgio Ramalho (Ford), a 1s324
5 – Djalma Fogaça (Ford), a 1s523
6 – Leandro Totti (Volvo), a 1s494
7 – Régis Boessio (Volvo), a 1s729
8 – Adalberto Jardim (VW), a 1s815
9 – André Marques (Mercedes), a 1s892
10 – Roberval Andrade (Iveco), a 2s215
11 – Witold Ramasauskas (VW), a 2s863
12 – Débora Rodrigues (VW), a 3s079
13 – Renato Martins (VW), a 3s213
14 – Joel Mendes Jr. (Scania), a 3s265
15 – Duda Bana (Scania), a 3s654
16 – José Maria Reis (Scania), a 9s851
17 – Beto Monteiro (Iveco), sem tempo
*Danilo Dirani (Scania), Jaidson Zini (Scania) e Luiz Lopes (Iveco) foram desclassificados por excesso de fumaça.

