Kiko Porto leva prêmio do Capacete de Ouro
Piloto pernambucano de 18 anos foi contemplado na categoria internacional
O piloto pernambucano Kiko Porto, de 18 anos, venceu, na categoria internacional, o prêmio Capacete de Ouro 25 anos CBA 60 anos, que celebrou os melhores pilotos de 2021. O evento, maior premiação do esporte a motor nacional, foi realizado no último sábado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
A cerimônia contou com a presença de ex-pilotos brasileiros, como Nelson Piquet e Felipe Massa, além do presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed bin Sulayem. Kiko foi campeão da USF2000 em 2021 e avançará uma categoria no Road to Indy, correndo na Indy Pro 2000, categoria intermediária do programa de formação de pilotos da Indy. O pernambucano teve o vínculo com a DEForce Racing renovado.
“É uma categoria diferente, o carro é mais veloz, mas acredito que terei uma rápida adaptação, ainda mais mantendo o vínculo com a DEForce. Nos testes em novembro, consegui evoluir bem tanto em termos de acerto, quanto em ajustar meu estilo de pilotagem às demandas do carro. Agora no final de janeiro terei mais um teste e será ótimo para pegar a manha do carro cada vez mais”, disse Kiko.
Campeão da USF2000 depois de ter conquistado quatro vitórias, dez pódios e seis pole positions, o jovem piloto pernambucano participou de dois dias de testes da Indy Pro 2000 em Indianápolis e foi o terceiro colocado no primeiro dia.
A primeira etapa da Indy Pro 2000 neste ano será no circuito de rua de St. Petersburg com uma rodada dupla entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Entretanto, antes haverá dois dias de testes coletivos no Homestead Road Course, circuito localizado na Flórida, marcados para 14 e 15 de fevereiro.
“Os testes coletivos são sempre bons para comparar como está nosso nível em relação às outras equipes e na semana seguinte teremos a primeira etapa em St. Petersburg, uma pista que eu gosto bastante, bem desafiadora, mas muito legal de guiar. Estou bem empolgado, não será um ano fácil, terão pilotos bem rápidos no grid, mas estou trabalhando mais do que nunca para termos o mesmo resultado do ano passado: o título de campeão”, afirmou Kiko.

