LeBron cada dia mais perto de Michael Jordan
Estrela do Cleveland Cavaliers se torna o maior cestinha da história dos playffs da NBA, mas média do mito ainda é maior
Fazer comparações entre diferentes eras no esporte é ato sempre arriscado. Afinal, modalidades evoluem, sistemas de jogo idem, e, claro, os números de épocas distintas também. Ainda assim, traçar paralelos é prática universal. A NBA, evidentemente, não foge à regra. Atual maior nome do basquete mundial, LeBron James quebra recordes em progressão geométrica. Por isso, tem seus feitos confrontados com os do lendário Michael Jordan, considerado o melhor jogador de todos os tempos. Na última quinta-feira (25), o astro do Cleveland Cavaliers se tornou o maior cestinha da história dos playoffs da NBA, superando "Air Jordan". No entanto, será que o ídolo dos Cavs conseguirá ultrapassar até o seu próprio ídolo?
Para se ter uma ideia, para chegar à marca superada por LeBron, Michael Jordan chegou de 33 jogos a menos. A lenda do Chicago Bulls fez 5.897 pontos nos playoffs em impressionantes 179 partidas (média de praticamente 33 pontos por jogo nas finais). Já o atleta do Cleveland Cavaliers, que chegou a 5.995 pontos - e deve aumentar e muito essa conta nos próximos anos - precisou de 212 jogos para quebrar o recorde. Portanto, teve uma média menor do que MJ (33x28). No entanto, há uma discreta vantagem para "King James", pois ele precisou de menos arremessos para se tornar o recordista de pontos na fase eliminatória da NBA. Foram 4.379 arremessos, contra 4.497 tentativas de Michael Jordan.
Em termos de finais, LeBron está um passo adiante também. Afinal, irá para a sua sétima decisão consecutiva da liga. Um feito histórico. Em 15 temporadas na NBA, Jordan disputou somente seis. Por outro lado, foi justamente nos jogos mais importantes que a estrela do Chicago Bulls construiu o mito acerca de seu nome. MJ simplesmente venceu todas as decisões que disputou - sempre pelo Chicago. Para completar, o ala também foi considerado nas seis ocasiões o MVP (jogador mais valioso) das finais. Por sua vez, LeBron James está em sua 14ª temporada (oito pelo Cleveland e quatro pelo Miami Heat), mas foi campeão três vezes e eleito MVP das finais também três vezes. A metade de Jordan.
Apesar de ter feito história e superado o seu maior ídolo em um quesito fundamental, LeBron James acredita que a quantidade de pontos marcados é alvo de uma importância exagerada. "Fazer pontos está muito supervalorizado no nosso esporte. Eu quero que os fundamentos do nosso jogo sejam tão importantes quanto possível. Se alguma criança de qualquer lugar do mundo der um passe extra porque LeBron fez assim, isso significaria o mundo para mim", declara. "Toda vez que eu sou ligado a alguns dos grandes, e ainda ao maior, que é Mike, é uma honra. Eu uso este número (23) por causa dele. Quando você assiste Michael Jordan é quase como um Deus. Então não acho que eu poderia ser Mike", ressalta.

