Lille vence Lyon de virada e recupera liderança no Francês
PSG é agora o segundo na tabela a um ponto do líder enquanto o Monaco é o terceiro, com 71 pontos, a dois do Lille
O Lille recuperou a liderança da Ligue 1, depois de perdê-la no sábado para o Paris Saint-Germain, ao derrotar o Lyon (4º) por 3 a 2 com uma virada espetacular no duelo de maior destaque da 34ª rodada do campeonato francês.
Se os 'Dogos' já entraram no estádio do Lyon sob a pressão das vitórias do PSG e do Monaco, que os tinha colocado provisoriamente no terceiro lugar, ficaram ainda mais contra as cordas quando a equipe local abriu uma vantagem de 2 a 0 com gols de Islam Slimani (20) e José Fonte (35) marcando contra.
Mas o Lille não é líder por acaso e não se deixou abater. Primeiro, o veterano atacante turco Burak Yilmaz (de 35 anos) liderou a reação pouco após o intervalo diminuindo para sua equipe (45 + 1).
Leia também
• Inter derrota Verona e fica a um passo do 'Scudetto'; Atalanta vence e é vice-líder
• Derrota do Atlético de Madrid e vitórias de Barça e Sevilla acirram disputa no Espanhol
• Manchester City vence o Tottenham e é tetra da Copa da Liga Inglesa
Em seguida, o jovem de 20 anos, Jonathan David deixou tudo igual aos 60 minutos. Na reta final, Yilmaz reapareceu e marcou o gol da vitória (85).
"Sabíamos que com 2 a 0 o jogo não estava terminado, embora tenha sido difícil. Marcar um gol pouco antes do intervalo nos deu muita confiança, sabíamos que podíamos. Estamos muito felizes, são vitórias que nos mostram que podemos ir até o final", como líderes, disse Jonathan David ao Canal +.
A vitória é muito importante para o Lille não só porque lhe permite voltar à liderança com 73 pontos, mas porque a reconquistou diante de um concorrente direto pelo título (o Lyon é o quarto com 67 pontos) e ainda por cima pela forma como aconteceu, com uma grande virada diante de um resultado tão adverso.
O PSG é agora o segundo na tabela a um ponto do líder enquanto o Monaco é o terceiro, com 71 pontos, a dois do Lille.
Monaco ainda sonha com título
Mais cedo o time do Principado conquistou uma vitória suada na reta final por 1 a 0 sobre o Angers (12º) fora de casa, resultado que lhe permitiu seguir na briga pelo título da Ligue 1.
O destaque da equipe, o atacante Wissam Ben Yedder, foi o autor do gol da vitória aos 79 minutos, quando os visitantes esbarravam no próprio nervosismo e caminhavam para o empate.
O ponta francês, ex-Sevilla, marcou 18 gols na Ligue 1, só superado pelo seu compatriota do Paris Saint-Germain, o astro Kylian Mbappé (25) e com o mesmo número de gols do holandês do Lyon Memphis Depay.
Com a vitória deste domingo, o Monaco acumula 14 triunfos em 17 jogos do campeonato disputados em 2021, uma sequência magnífica.
Dijon rebaixado
Mais cedo, o Lens recuperou o quinto lugar na tabela ao vencer o Nîmes (19º) por 2 a 1, enquanto o Dijon foi matematicamente rebaixado para a Ligue 2.
Depois de perder por 5 a 1 em casa para o Rennes (7º), a 22ª derrota da temporada, o Dijon está a 13 pontos do Nîmes e do Nantes (18º) faltando quatro jogos para o fim do campeonato, portanto não tem mais chances de se salvar.
As coisas estão muito melhores para o Lens, promovido este ano. O tradicional clube do norte da França havia perdido o quinto lugar com a vitória do Olympique de Marselha (6º) sobre o Reims (11º) na sexta-feira. Mas conseguiu vencer o Nîmes (19º), time que está em apuros na competição, apesar de ficar com dez jogadores aos 24 minutos.
Além disso, o Nantes, que ocupa a posição de playoff, venceu o Strasbourg (15º) fora de casa por 2 a 1 e o Lorient (17º) goleou o Bordeaux (16º) por 4 a 1, o que aumentou a emoção na parte de baixo da tabela da Ligue 1.

