Sex, 26 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

O decepcionante início do Boston Celtics

Uma das franquias mais tradicionais da NBA, o Celtics está com campanha de 50% de aproveitamento e ocupa apenas a 7ª colocação no Leste

Kyrie Irving é o destaque da equipe do Boston Celtics Kyrie Irving é o destaque da equipe do Boston Celtics  - Foto: Maddie Meyer/AFP

Uma das equipes favoritas a conquistar o título da NBA, o Boston Celtics está tendo um início de temporada complicado até aqui, com 10 vitórias e 10 derrotas, sendo assim, o atual sétimo colocado da conferência leste. Com o elenco que tem, a equipe de Massachusetts era apontada com uma das principais ameaças ao atual bicampeão da liga Golden State Warriors.

Na temporada passada, o Boston contou com uma troca que enviou Isaiah Thomas e Jae Crowder para o Cleveland Cavaliers, enquanto recebeu o armador Kyrie Irving. Além disso, a franquia anunciou a contratação na free agent do ala Gordon Hayward, que atuava no Utah Jazz. No entanto, a primeira temporada dos dois jogadores foi frustrada por lesões. A pior de Hayward, que quebrou a perna no primeiro jogo oficial com a camisa verde e branca. Já Irving, com lesão no joelho, não entrou em uma partida sequer do Celtics nos playoffs.

Mesmo com tudo conspirando contra, o jovem time comandado por Brad Stevens surpreendeu. Com Jaylen Brown e Jayson Tatum, o Celtics chegou à final da conferência, perdendo apenas para o Cavaliers por 4-3, com o último jogo sendo derrotado na sua casa.

Leia também:
Kawhi retorna em alto nível e se torna peça-chave no Raptors
Sem Lebron James, Cavs tem a pior campanha da NBA
Lebron James tem início complicado no Los Angeles Lakers
76ers consegue troca importante para obter Jimmy Butler
[Vídeo] NBA: confira no Folha em Campo as projeções para temporada

Agora, com a recuperação de Kyrie e Gordon, a tendência era que junto com Brown, Tatum e Al Horford, a equipe de Boston tivesse um dos melhores quintetos da liga, e com a saída de Lebron James do Cavs para o Los Angeles Lakers, tomasse o posto de melhor time da conferência leste. Porém, na prática não é o que está acontecendo.

Em 20 jogos desta temporada, a franquia conta com um aproveitamento de 50% de aproveitamento, mostrando extrema irregularidade dentro das partidas e perdendo para times que no papel são bem inferiores. Com isso, o técnico Brad Stevens já mudou sua rotação, colocando Hayward para vir do banco de reservas, mas pouco mudou.

Ainda conseguindo aplicar uma boa defesa em comparação com o restante da liga, o problema do Celtics está sendo no ataque. Até agora, o time tem a sétima pior média de pontos da NBA, com 106 por jogo, arremessando uma porcentagem abaixo dos 45% de arremessos certos por partida. Número superior apenas a times como: Orlando Magic, Cleveland Cavaliers, Indiana Pacers, Phoenix Suns, Chicago Bulls e Memphis Grizzlies.

Apesar de ter sido realizado apenas um quarto dos jogos da temporada regular, o sinal de alerta já está ligado em Boston. O armador reserva Terry Rozier, que substituiu Irving muito bem nos playoffs deste ano, está com péssimos números vindo do banco, e existe possibilidade de ser trocado daqui para metade da temporada. Outro atleta que tem potencial para ajudar mais é Jaylen Brown, ala-armador de só 22 anos, que parece um pouco “perdido” depois da volta de Kyrie e Hayward.

No mais, o Celtics é um time que vai melhorar daqui para os playoffs, e deve ainda conseguir ficar entre os 4 melhores do leste. Se isso não acontecer, o time virará grande ameaça em uma possível primeira rodada dos playoffs para o Toronto Raptors, Milwaukee Bucks, ou Philadelphia 76ers.

Veja também

Newsletter