Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BRASIL

STJ vai analisar em agosto pedido de Robinho para diminuir pena

Advogados querem reduzir punição por estupro de nove para seis anos de prisão

Sessão da Corte Especial do STJ para analisar caso de Robinho Sessão da Corte Especial do STJ para analisar caso de Robinho  - Foto: Rafael Luz/STJ

O Superior Tribunal de Justiça ( STJ) marcou para o dia 6 de agosto a análise de um pedido do ex-jogador Robinho para diminuir a pena de nove anos de prisão, por estupro, a qual foi condenado na Itália e está cumprindo no Brasil. O objetivo é reduzir a pena para seis anos de prisão, o que poderia levar Robinho ao regime semiaberto.

O julgamento vai ocorrer na Corte Especial, formada pelos 15 ministros mais antigos do STJ. O tribunal já havia marcado para analisar o recurso em março, mas o processo saiu da pauta.

 

Robinho foi condenado pela Justiça italiana em 2017, pelo estupro de uma jovem albanesa ocorrido em uma boate de Milão, em 2013. Segundo a acusação, o ex-jogador e outros cinco homens teriam violentado a vítima. Ele nega o crime e afirma que a relação foi consensual.

Em março do ano passado, o STJ autorizou que Robinho cumpra a pena no Brasil. Ele foi preso em seguida e está detido desde então no presídio de Tremembé, em São Paulo.

A defesa do ex-jogador recorreu ao Supremo Tribunal Federal ( STF) para tentar reverter a prisão, mas o pedido foi negado. Um recurso contra essa decisão está pendente.

Já o STJ irá analisar um outro recurso contra sua decisão. O instrumento utilizado foram os embargos de declaração, que servem para contestar omissões de uma decisão.

Veja também

Newsletter