Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Jogos Pan-Americanos

Taekwondo, natação e ginástica são destaques da terça (24) no Pan de Santiago 2023

As medalhas de ouro do dia saíram com Rebeca Andrade, no salto feminino, no taekwondo por equipe e no revezamento 4x200m livre

Nadadores brasileiros mostram medalha de ouro no PanNadadores brasileiros mostram medalha de ouro no Pan - Foto: Satiro Sodré/CBDA

Campeã olímpica, mundial e, a partir de agora, dos Jogos Pan-Americanos. A ginasta Rebeca Andrade venceu nesta terça (24) a prova do salto sobre a mesa, conquistando o primeiro ouro dela na competição. Jordan Chiles, dos Estados Unidos, e Natalia Escalera, do México, terminaram com a prata e o bronze. O esporte ainda comemorou mais outras três medalhas, sendo uma delas também de Rebeca, com a prata nas barras assimétricas - disputa que ainda teve Flávia Saraiva levando o bronze. No solo masculino, Arthur Nory ficou com o segundo lugar. 

O taekwondo também fez a festa. Edival Pontes, o “Netinho”, Paulo Ricardo e Maicon Andrade formaram o time que ganhou o primeiro ouro da modalidade de equipe pelo Brasil, vencendo o Chile, anfitriões do torneio. No feminino, Maria Clara Pacheco, Sandy Macedo e Caroline Santos ficaram com o bronze. 



Natação brilhando no Pan

Empatado com a ginástica com quatro medalhas no dia, a natação também garantiu um ouro e o recorde panamericano com o revezamento 4x200m livre masculino. A equipe foi composta por Murilo Sartori, Breno Correia, Fernando Scheffer e Guilherme Costa. Na mesma prova, mas do feminino, o País foi prata com Maria Fernanda, Nathalia Almeida, Stephanie Balduccini e Gabrielle Roncatto

Outros dois bronzes na natação foram alcançados no 400m medley masculino, com Brandonn Almeida, e 400m medley feminino, com Gabrielle Roncatto. No badminton, a piauiense Sania Lima ganhou dois bronzes, sendo um com Juliana Vieira nas duplas femininas e outro com Davi Silva nas mistas. Além disso, Davi Silva e Fabrício Farias avançaram para a final no masculino, repetindo feito alcançado antes apenas pela dupla Hugo Arthuso e Daniel Paiola, medalhista de prata em Toronto 2015. Para ganhar o inédito ouro, será preciso derrotar na decisão os canadenses Dong Adam/Nyl Yakura.

Ao todo, o Brasil terminou o dia com 10 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze.

Outros destaques do dia

André Stein e George venceram Massare e Melgarejo, do Paraguai, por 2 sets a 0 no vôlei de praia e avançaram para as quartas de finais. No beisebol, os brasileiros ganharam por 4x2 dos cubanos e garantiram vaga na fase final. Na estreia da seleção de Handebol, o Brasil derrotou o Paraguai por 27x15.

No tênis, o dia foi de vitórias brasileiras. Caroline Meligeni e Laura Pigossi derrotaram as atletas de El Salvador Daniela Aguilar e Valentina Cruz, respectivamente. Thiago Monteiro ganhou do peruano Coner Pino e Gustavo Heide levou a melhor diante de  Roberto Cid, da República Dominicana.

No boxe, o Brasil garantiu nada menos do que seis pódios. Além da pernambucana Caroline Almeida, se classificaram para as semifinais Abner Teixeira, Tatiana Chagas, Bárbara Santos, Viviane Pereira e Michael Douglas. A modalidade dá vagas diretas aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Veja também

Newsletter