Teliana deixa de ser a número 1 do tênis brasileiro
Na atualização do ranking mundial desta segunda-feira, ela aparece na 185ª posição, enquanto Paula Gonçalves é a 166ª
Atravessando uma temporada complicada em termos de resultado, a pernambucana radicada no Paraná, Teliana Pereira, de 28 anos, deixou de ser a número 1 do tênis brasileiro na atualização desta segunda-feira da lista da WTA (Associação de Tênis Feminino). Agora, a atleta do País mais bem ranqueada é a paulista Paula Gonçalves, que foi da 169ª para a 166ª posição, enquanto Teliana caiu da 161ª para a 185ª.
Nenhuma das duas esteve em quadra na semana passada. Entretanto, Teliana tinha 65 pontos a serem descontados – referentes à vitória na primeira rodada do WTA Premier de Pequim no ano passado. Nesta semana, ela terá mais 30 pontos a descontar e, dessa forma, é provável que saia da faixa das 200 melhores do mundo até o término de 2016. Nesta temporada, o rendimento de Teliana foi baixo, com apenas cinco vitórias em eventos de nível WTA e ITF.
A pernambucana chegou a liderar o ranking nacional em 2007, mas na sequência sofreu lesões sérias de menisco e ficou quase dois anos afastada das quadras. No retorno, galgou posições até retornar ao topo do tênis feminino nacional, em 2012, quando saltou da 339ª para a 175ª posição do ranking mundial.
No ano seguinte, entrou para a história ao quebrar a barreira do top 100 após mais de uma década sem atletas brasileiras neste seleto grupo. Em 2014, disputou pela primeira vez todos os Grand Slams, repetindo o feito em 2015 e 2016. O melhor ranking já registrado por ela foi a 43ª posição, em fevereiro deste ano.

