Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Judô

Tiago Camilo inaugura Projeto “Dojô do Brasil”

Iniciativa é oferecida de forma gratuita aos estudantes da Rede Pública Estadual e Municipal

Projeto Dojô do BrasilProjeto Dojô do Brasil - Foto: Kleyvson Santos/SEE

Os tatames olímpicos do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, foram palco, nesta quinta-feira (2), da inauguração do Projeto “Dojô do Brasil”, promovido pelo Instituto Tiago Camilo de Judô em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. O judoca, que carrega duas medalhas em Olimpíadas (Prata em Sydney/2000 e Bronze em Pequim/2008), além de ter sido Campeão Mundial Juvenil, Júnior e Sênior, esteve presente na aula inaugural que marcou o início das atividades. Vale destacar que Pernambuco é o primeiro estado do Norte e Nordeste a receber a iniciativa, já presente em outras regiões do Brasil. 

O Instituto Tiago Camilo de Judô tem por finalidade fazer da modalidade uma ferramenta de integração e transformação social, despertando virtudes humanas nos alunos e preparando-os para a vida. Para isso, o projeto visa atender crianças e adolescentes da Rede Pública Estadual e Municipal de ensino. Todas as atividades serão desenvolvidas no dojô do Parque Santos Dumont de forma gratuita. O objetivo do projeto é incluir a participação do judô nas escolas públicas como disciplina complementar do currículo de Educação Física. 

“Desde 2012 a gente vem impactando a vida de muitas crianças em São Paulo, e este é o primeiro projeto do Instituto no Norte e Nordeste. Acredito que seja um passo muito importante para o projeto e também para o judô brasileiro. Minha torcida é para que seja um processo de continuidade. Me comprometo sempre, com todos os polos, porque sabemos que a criança tem sonhos, e elas depositam em nós esse desejo de chegar algum dia aos Jogos Olímpicos. Queremos oportunizar essa iniciação e primeiro acesso ao judô para que, aos poucos, a gente possa colocar mais programas que deem continuidade a esse”, detalhou Tiago Camilo.

Inicialmente foram disponibilizadas 50 vagas, que estão sendo distribuídas em duas turmas, cada uma possuindo 25 alunos. As atividades serão realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h e das 15h às 16h. Atualmente, o Instituto Tiago Camilo está presente em três estados brasileiros (São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo), com 12 polos em funcionamento em sete municípios, atendendo cerca de 2 mil crianças e adolescentes anualmente. 

Aluno do 7º ano da Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada em Boa Viagem, o jovem Davi Melo, de 12 anos, enxerga no projeto Dojô do Brasil sua primeira possibilidade de praticar o esporte de forma contínua. “É a primeira vez que consigo, através da escola, praticar o  judô. Estou muito empolgado e achando tudo muito legal. Estou ansioso para o início das aulas, para aprender todas as técnicas e regras que o esporte ensina”, contou. 

“É um projeto que une esporte e educação, duas ferramentas importantíssimas para a transformação social de crianças e jovens. Além disso, ele ainda inclui e revela talentos, tendo um grande campeão mundial e medalhista olímpico como exemplo. Tiago Camilo inspira, ensina e servirá como referência para esses alunos da Rede Pública de Ensino”, destacou Diego Pérez, secretário executivo de Esportes de Pernambuco. 

Veja também

Newsletter