Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol

Título e acesso no mesmo ano? Náutico busca dobradinha inédita

Nos anos anteriores em que faturou o Estadual, o Timbu não conseguiu subir de divisão

Náutico 1x0 CSA, nos AflitosNáutico 1x0 CSA, nos Aflitos - Foto: Tiago Caldas/CNC

O Náutico conseguiu quebrar dois jejuns no primeiro semestre de 2021. O primeiro, ao derrotar o Sport em uma final - algo que não acontecia desde 1968. Depois, o de voltar a levantar um troféu nos Aflitos após mais de 40 anos. Para completar a temporada com mais um tabu quebrado, o Timbu tenta atingir um feito inédito: conquistar um acesso no mesmo ano em que foi campeão estadual.

O Náutico tem quatro acessos no currículo, obtidos em 1988, 2006 e 2011 (Série B para a Série A), além de 2019 (Série C para a Série B) - não considerando a saída da C em 1999, motivada após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterar o formato do nacional em 2000 e permitir a ida do Fluminense da terceira para a primeira divisão, beneficiando consequentemente os pernambucanos. 

Em 1988, o Náutico foi vice-campeão pernambucano, perdendo a final para o Sport. Em 2006, o Timbu foi apenas o quarto colocado do Estadual. Cinco anos depois, ficou em terceiro. Há dois anos, quando os alvirrubros foram campeões da terceira divisão, a frustração no torneio local foi motivada pela perda do título, nos pênaltis, para o Leão.

Quanto aos títulos estaduais, considerando o período após a criação das demais divisões do futebol nacional, o Náutico ganhou em 1989, 2001, 2002, 2004 e 2018. No final da década de 80, o clube estava na primeira divisão. Na classificação final, ficou em 13º. No troféu do centenário, no início dos anos 2000, o Timbu chegou até as quartas de final da Série B, caindo para o Figueirense.

Em 2002, o Náutico quase foi rebaixado à Série C, encerrando a participação na Segundona na 20ª colocação, uma posição acima da zona de rebaixamento. Em 2004, o clube fez ótima campanha na primeira fase, classificando-se para o primeiro quadrangular, mas não avançando de etapa.

Há três anos, o Náutico chegou perto de comemorar a dobradinha estadual/nacional. Meses após vencer o Pernambucano, o time encarou o Bragantino nas quartas de final da Série C, valendo o acesso à Segundona, mas não conseguiu subir de divisão. 

Matemática

Após a vitória por 1x0 diante do CSA, na estreia da Série B 2021, o Náutico encerrou a rodada na quinta posição, com três pontos. O próximo compromisso do clube na competição é segunda-feira, contra o Vitória, no Barradão. De acordo com os matemáticos, um clube com 64 pontos pode alcançar o acesso à Série A.

Veja também

Newsletter