Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Troca de gramado no Arruda a passos lentos

Com primeira etapa concluída apenas no último fim de semana, reforma da cancha evolui lentamente e não tem prazo para acabar

Mesmo com fertilizante no gramado, base do Santa Cruz vinha treinando diariamente no ArrudaMesmo com fertilizante no gramado, base do Santa Cruz vinha treinando diariamente no Arruda - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A troca do gramado do Arruda está atrasada por conta de um evento religioso realizado no estádio nos dias 12 e 13 do mês passado. Com a empresa Green Leaf à frente do mapeamento, a primeira etapa do processo - fertilização do campo, com incremento de adubo natural e acompanhamento de vistorias sanitárias para a prevenção de pragas e outras doenças - foi encerrada no último sábado após cerca de três semanas de duração.

Com os trabalhos a passos lentos, ainda não há maquinários no estádio do Arruda e nem prazo para o fim das obras. “A mudança do gramado é feita por estágios. Estamos próximos de encerrar o ciclo inicial. Só iremos avançar mais com a chegada da grama, conforme previsto no cronograma”, declarou o presidente Constantino Júnior.

De acordo com o dirigente, grande parte do gramado irá mudar, enquanto o restante passará por manutenção. A grama será do tipo bermuda celebration, com folhas finas, de rápido enraizamento e poder de recuperação de danos. Inclusive, é a mesma utilizada nas arenas que foram sedes na Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Mesmo com o fertilizante no gramado, o Sub-20 do Santa Cruz vinha treinando diariamente no Arruda. Segundo o presidente Constantino Júnior, as atividades não atrapalharam a primeira etapa do processo. “O estádio não pode mais receber jogos, mas estava liberado para treinamentos da base. Numa determinada fase da obra, o campo não poderá ser utilizado”, afirmou o mandatário tricolor.

O departamento financeiro estipula um gasto de R$ 100 mil na troca do gramado, mas o custo pode aumentar devido aos trabalhos complementares no subsolo e no entorno do campo. A falta de recursos financeiros também dificulta o andamento das obras.

Em 2009, o gramado do Arruda já foi considerado um dos melhores do País. Na ocasião, passou por uma grande reforma para receber Brasil x Paraguai pelas Eliminatórias da Copa de 2010, na gestão do ex-presidente Fernando Bezerra Coelho. De lá pra cá, a Comissão Patrimonial do Santa fez manutenções recorrentes para requalificar a grama. Apesar de tantos reparos, o excesso de treinos e o período de chuvas castigam a cancha. Seu estado precário sempre foi alvo de críticas da torcida.

Leia também: 

Torcida aguarda reformas estruturais, e Santa inicia troca do gramado

Santa lança enquete para escolha da nova fachada da sede 

Após votação, Santa divulga resultado da nova fachada 

Santa Cruz pretende iniciar reforma no Arruda em outubro 

Veja também

Newsletter