Esportes
Viradas para a eternidade
Listamos algumas das reviravoltas do mundo esportivo nos últimos anos, assim como o Barcelona fez na última quarta-feira (08)
Imprevisível. É o clichê mais antigo e também o mais atual para definir o esporte, afinal, ele faz questão de sempre nos lembrar de que tudo pode acontecer dentro de um jogo, uma luta, uma corrida... Talvez seja justamente isso que o torna tão apaixonante, sedutor. Você prestaria a mesma atenção em um jogo o qual já conhece o resultado? A adrenalina está na impossibilidade de prever o que está por vir. O esporte conquista pelo fato de nunca fazer-nos perder a crença. Enquanto houver tempo e chances, há batalha.
O Barcelona é a caracterização mais recente do quão vale a pena não jogar a toalha antes de lutar. Reverteu uma situação complicadíssima diante do francês PSG pela Liga dos Campeões da Europa e deixou o mundo boquiaberto com a imponente goleada por 6x1, sendo três desses gols marcados praticamente no “apagar das luzes”. Mas os registros são diversos. A Folha de Pernambuco listou exemplos de algumas viradas marcantes recentes no esporte mundial para refrescar a sua memória.
O Barcelona é a caracterização mais recente do quão vale a pena não jogar a toalha antes de lutar. Reverteu uma situação complicadíssima diante do francês PSG pela Liga dos Campeões da Europa e deixou o mundo boquiaberto com a imponente goleada por 6x1, sendo três desses gols marcados praticamente no “apagar das luzes”. Mas os registros são diversos. A Folha de Pernambuco listou exemplos de algumas viradas marcantes recentes no esporte mundial para refrescar a sua memória.
Futebol
Liverpool já viveu dia de Barça
O Barcelona não é o único time a ostentar uma atuação épica na história do certame. A final da edição 2004/05 da Liga, entre Milan e Liverpool foi uma das mais emocionantes. Os italianos emplacaram três gols no primeiro tempo e muitos já davam o jogo como decidido. Só que o Liverpool buscou o empate na etapa complementar, levou a disputa para os pênaltis e, mais equilibrado emocionalmente no momento, faturou a taça.
Beisebol
Reviravolta que marcou fim de jejum
A Major League Baseball também teve uma virada espetacular em sua série final de sete jogos. Na última temporada, o Chicago Cubs, após estar perdendo por 3x1, conseguiu reverter à vantagem aberta pelo Cleveland Indians e se tornou campeão da World Series da MLB. Na última e decisiva partida, venceu por 8x7, decretando não só uma virada histórica, mas também o fim de um jejum de 108 sem títulos.
MMA
Da quase derrota à consagração de Spider
Em agosto de 2010, Anderson Silva travou uma verdadeira batalha contra o falastrão norte-americano Chael Sonnen, no UFC 117, em defesa do cinturão dos pesos médios. Mesmo com uma lesão na costela, o brasileiro suportou a pressão do adversário durante praticamente todo o combate. Apanhou bastante, chegou próximo de sofrer um nocaute, mas no final do último round encaixou um triângulo (finalização) milagroso e saiu vencedor do octógono.
Vôlei
O amargo sabor de uma frustração
Também em Londres-2012, o Brasil protagonizou outra reviravolta, dessa vez sem boas recordações. Na final, os meninos venciam a Rússia com facilidade por 2 sets a 0. No 3º set, abriu 21x18, teve dois match points, sentiu o sabor do ouro. Porém, sofreu a virada na parcial e no jogo. A seleção passou a cometer muitos erros, enquanto a Rússia, após experimentar o central Dmitriy Muserskiy na condição de oposto, deslanchou, venceu o 4º set e fechou o tie-break em tranquilos 15x9.
NBA
A arrancada para a glória
A final da edição 2015/2016, entre Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors, ficou marcada como uma das melhores de todos os tempos. Pela primeira vez na história do evento, uma equipe conseguiu reverter o placar das finais após estar perdendo por 3x1 (em um melhor de sete jogos). A façanha foi do Cavs, que, liderado por LeBron James, emendou uma sequência de vitórias consolidada com o 93x89 no jogo 7 das finais.
Futebol Americano
Patriots renasceu das cinzas
Quando o Atlanta Falcons abriu 28x3 no primeiro tempo da final do 51º SuperBowl, em fevereiro último, muita gente deu o resultado como decretado e desligou a televisão. Acabou perdendo uma reviravolta épica do time do astro Tom Brady, que empatou o duelo e, na prorrogação, selou a virada, faturando o quinto título da NFL com um touchdown: 34x28.
Vôlei
O baque e a volta por cima, oito anos depois
Nas Olímpiadas de Atenas-2004, Brasil e Rússia disputavam uma das semifinais do vôlei feminino. O Brasil vencia por 2 sets a 1 e abriu 24x19 no 4º set, tendo a faca e o queijo na mão para ir à final. Mas sofreu a virada no set (28x26) e não reagiu no tie-break. A revanche aconteceu nas quartas de final em Londres-2012, quando a Rússia teve seis match points em um tie-break, mas não fechou a partida. A seleção brasileira, por sua vez, encerrou o jogo no 1º match point que teve, passando às sêmis.
AUTOMOBILISMO
Desfechos inesperados na Fórmula 1
A temporada 2007 teve um dos desfechos mais improváveis da categoria. Desde 1986, era a primeira vez que três pilotos chegavam à última prova com chances de título, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. Apontado como azarão, o finlandês era terceiro no ranking e, além de vencer o GP do Brasil, precisava de uma combinação de resultados. Ele não só venceu a prova, como viu Alonso e Hamilton falharem, ultrapassando os rivais.

