Vitória Miranda se sagra campeã de Roland Garros em cadeira de rodas
Tenista brasileira derrotou a americana Sabina Czauz por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2
O tênis brasileiro acumulou mais um título em Roland Garros nesta sexta-feira (6). Destaque nacional no Aberto da Austrália, em janeiro, Vitória Miranda voltou a brilhar em Grand Slam, desta vez no saibro de Paris, e levantou o troféu da chave juvenil de cadeira de rodas ao vencer na final a americana Sabina Czauz por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Aos 17 anos, Vitória já havia brilhado na quadra dura do Aberto da Austrália. Lá foi campeã de Grand Slam pela primeira vez na carreira, tanto na chave de simples quanto nas duplas. Em Paris, ela poderá repetir a dose dupla. Ainda nesta sexta, jogará a final de duplas ao lado da belga Luna Gryp.
Leia também
• Coco Gauff derruba sensação de Roland Garros e encara Sabalenka na final
• Com 'pneu', Sabalenka encerra série invicta de Swiatek e disputa 1ª final de Roland Garros
• Sinner atropela Bublik e avança às semifinais de Roland Garros
Atual número 1 do mundo entre os juvenis, a brasileira foi vice-campeã no US Open do ano passado. Agora, terá a chance de fechar o Grand Slam: vencer todos os quatro grandes torneios do circuito numa mesma temporada. O próximo desafio será Wimbledon, em julho. E, no mês seguinte, será o torneio americano disputado em Nova York.
Natural de Belo Horizonte, Vitória nasceu com artrogripose múltipla congênita, condição que causa deformidades nos membros inferiores. Apesar da limitação física, ela sempre foi conhecida pela força física. Assim, não demorou para entrar no mundo dos esportes. Atualmente, ela é treinada por Léo Butija, de Uberlândia, e ocupa a 27ª posição do ranking profissional.
VITÓRIA MIRANDA campeã de Grand Slam Junior mais uma vez!
— Info Tenis Brasil (@InfoTenisBrasil) June 6, 2025
Depois de ter ganhado simples e duplas no Australian Open, a brasileira número 1 do mundo do tênis de cadeiras de rodas juvenil acabou de ser campeã de novo!
Fez 6/3 - 6/2 na final contra CZAUZ.
Joga a final de… pic.twitter.com/9pvVh6PDYe

