Futebol

Conheça o Wolverhampton, próximo destino de Pedro Lima do Sport

Clube é tricampeão inglês e é conhecido por ter bastante jogadores portugueses

Woverhampton será o próximo clube de Pedro LimaWoverhampton será o próximo clube de Pedro Lima - Foto: Paul ELLIS / AFP; Paulo Paiva / Sport Recife

Nesta segunda (17), o Sport anunciou a venda de Pedro Lima ao Wolverhampton. Apesar da equipe não ser tão popular como o Chelsea, clube em que o lateral estava cotado para se transferir, o Wolves, como é conhecido, possui certo tradicionalismo na Inglaterra e é lembrado pela sua legião de portugueses no elenco.

 

 

Sediado em Wolverhampton, 14ª maior cidade da Inglaterra, os Wolves foram fundados em 1877 e possuem 147 anos de idade. Originalmente nascido como St. Luke's FC, o clube mudou para o nome atual dois anos depois, se tornando o então Wolverhampton Wanderes Football Club.

No Reino Unido, clubes com o termo "Wanderers" em seu nome indicam que o clube não possuía estádio em seus primórdios, tendo que sair "andando" de estádio em estádio.

O clube jogou em diversos estádios até chegar no atual Molineux Stadium, em 1889, onde manda seus jogos até hoje.

Atualmente, os lobos disputam a Premier League desde a temporada 2018/2019. Ao longo de sua história, o clube conquistou três títulos do Campeonato Inglês, sendo todos na década de 50 - 1953/1954, 1957/1958 e 1958/1959.

O clube também possui quatro títulos da tradicional Copa da Inglaterra, tendo vencido a última na temporada 1959/1960, e dois troféus da Copa da Liga Inglesa.

Na última temporada, o Wolves fez uma campanha irregular na Premier League, terminando o campeonato na 14ª posição. Na Copa da Inglaterra a equipe fez uma boa campanha, chegando nas quartas de final, sendo eliminada pelo Coventry City. Na Copa da Liga a equipe caiu de forma precoce já na terceira rodada.

Legião de portugueses
Apesar de Pedro Lima estar indo para um país de língua inglesa, o lateral pode não ter tanta dificuldade na comunicação com os companheiros. O Wolves é conhecido por ser um dos times mais portugueses da Europa.

Na temporada 2022/2023, o clube chegou a ter 10 jogadores portugueses no elenco, incluindo nomes como Rubén Neves, João Moutinho e Gonçalo Guedes, todos com passagem pela seleção portuguesa.

Atualmente, o clube possui quatro portugueses: o goleiro José Sá, o zagueiro Toti, o lateral-direito Nelson Semedo e o atacante Pedro Neto.

Além dos europeus, Pedro terá a companhia de mais dois brasileiros para compartilhar o idioma: o meia João Gomes, que foi revelado pelo Flamengo, e atualmente faz parte do plantel da seleção brasileira que vai disputar a Copa América, e o atacante Matheus Cunha, que tem passagem pelo Atlético de Madrid e também já vestiu a camisa da Canarinha.

Veja também

Alcaraz vence Djokovic e é bicampeão de Wimbledon
tênis

Alcaraz vence Djokovic e é bicampeão de Wimbledon; troféu foi entregue pela princesa Kate

Skate no Recife: último dia da programação voltada para esporte reúne público e astros na Cidade
'Skate no .BB'

Skate no Recife: último dia da programação voltada para esporte reúne público e astros na Cidade

Newsletter