Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ALERTA

Ministério da Gestão reforça fiscalização no CNU 2025 após operação da PF contra fraudes

Pasta afirmou que terá apoio do Ministério da Justiça para aumentar segurança e falou em 'fraude pontual' na primeira edição

Fachada do Ministério da Gestão e Inovação (MGI)Fachada do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) - Foto: Divulgação/MGI

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou nesta quinta-feira (2) que reforçou a fiscalização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), que ocorre no domingo.

A medida foi anunciada após a Polícia Federal (PF) realizar uma operação para investigar fraudes na primeira edição da prova, que ocorreu no ano passado

O MGI afirmou que acompanha desde o início as investigações da PF e classificou como "fraude pontual" o que ocorreu no ano passado. 

A pasta ainda disse que, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, irá implementar "maior segurança, transparência e integridade" no segundo CNU, cuja aplicação foi confirmada para o fim de semana.

Duas pessoas foram presas pela PF um terceiro mandado de prisão está em aberto. Intitulada de Operação Última Fase, a ação ocorreu nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Conforme a investigação, foram identificadas irregularidades envolvendo o CNU 2024 e concursos das Polícias Civis de Alagoas e Pernambuco, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Servidores públicos foram afastados de seus cargos e candidatos nos concursos foram excluídas dos processos seletivos

Eles podem responder por crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

Veja também

Newsletter